5 truques rápidos e fáceis para ter cortinas perfeitamente passadas sem ferro
Todo mundo gostaria de ter cortinas perfeitamente passadas. Claro, passá-las requer um trabalho longo, meticuloso e bastante estressante. E um resultado perfeito não é garantido porque é claro que passar a ferro perfeitamente grandes quantidades de tecido não é nada fácil.
No entanto, é possível almejar resultados mais do que satisfatórios ou mesmo perfeitos adotando outros métodos que contornam o uso do ferro. Existem truques e cuidados a serem usados na fase de lavagem e estiramento e outros, se necessário, para remediar alguns vincos a mais, uma vez que as cortinas estejam secas. Leia abaixo e você entenderá do que estamos falando.
- Um primeiro truque intuitivo, mas pouco conhecido e praticado, é colocar a cortina dobrada em uma fronha antes de colocá-la na máquina de lavar. Desta forma, você vai evitar ao máximo que a cortina se enrole sobre si mesma e o número de dobras será reduzido. A função da fronha é semelhante à de alguns sacos de malha, disponíveis no mercado, muito úteis para as peças mais delicadas a serem lavadas na máquina de lavar. Na falta deles, a fronha será uma ótima substituta. Para o mesmo efeito, então, se a cortina estiver muito suja e você preferir lavá-la profundamente, sem a fronha para atuar como filtro, coloque-a livre na máquina de lavar, mas sem mais cortinas ou outras coisas juntas. Do ponto de vista do consumo e da poluição, certamente não é a solução ideal, mas se você pretende tirar uma cortina levemente enrugada da máquina de lavar, evite sobrecarregar o tambor e lave uma cortina de cada vez e certamente terá sucesso.
- Uma vez carregado o tambor, defina uma lavagem bastante curta, adequada para roupas delicadas e com baixa temperatura, reduzindo a velocidade de centrifugação ao mínimo. E lembre-se de usar um amaciante que deixa as fibras mais macias e flexíveis. Isso também ajudará muito na prevenção de vincos.
- Após a lavagem, pendure as cortinas, ainda molhadas, diretamente, deixando janelas e varandas abertas para permitir que sequem ao ar livre e se abram.
- Se a cortina ainda tiver vincos quando seca, você pode borrifar água ou um spray facilmente disponível nos pontos a serem "passados" para que fiquem úmidos. Em seguida, mantendo o tecido esticado com as mãos, na mesma área, aponte para ele o jato de ar quente do secador ou o vapor do ferro, até que o tecido seque novamente e os vincos desapareçam. Essas são alternativas econômicas, mas eficazes aos ferros a vapor verticais, bem mais caros.
- E se você quer cortinas que estejam sempre em perfeitas condições, considere comprar um ferro a vapor vertical, que muitas vezes nos salva das roupas amassadas, mas também ajuda com cortinas amassadas!
As suas cortinas vão ficar maravilhosas!