5 dicas úteis para cuidar melhor das pernas e pés
Quer queira mostrar as suas pernas durante o verão ou mesmo, cobertas de meia-calça e afins, quando está mais frio, mas também quando não importa mostrá-las, e só queremos que estejam em perfeita forma para nós mesmas: pernas e pés merecem cuidados especiais, como qualquer outra parte do corpo.
Na hora de lavar e se depilar, acima de tudo, é bom ficar atenta a uma série de cuidados e dicas que nos ajudam a obter os melhores resultados. Aqui estão alguns deles.
Prepare-se para a depilação
Quando decidimos o dia para cuidar da depilação das pernas, com qualquer método que seja feito, devemos primeiro preparar a pele, com dois passos fundamentais.
1. Primeiro você precisa esfoliar, e pode fazer isso com esfoliantes corporais especiais, quando toma banho, nos dois ou três dias antes da depilação. Ou pode adicionar um pouco de açúcar granulado, talvez até um pouco de sal de mesa, ou pó de café muito seco: basta se ensaboar com o habitual gel de banho, depois esfregar a pele com esses agentes esfoliantes, sempre insistindo nos joelhos e calcanhares um pouco mais. Caso contrário, você pode usar escovas especiais, com cerdas mais duras, apenas para remover a pele morta. É uma prática que, na verdade, deve ser seguida cerca de uma vez por semana, para sempre remover a pele morta. Para fins de depilação, torna a pele mais macia e evita o aparecimento de pelos encravados ou sob a pele.
2. Após o banho, lembre-se de hidratar bem a pele, mesmo com mais cuidado do que o habitual. Quanto mais hidratado estiver, mais elástica e macia ficará, para lidar melhor com o estresse da depilação e, mais uma vez, evitar os pelos encravados.
Após a depilação
Nunca se esqueça de usar cremes ou óleos calmantes e emolientes após a depilação. Você evitará vermelhidão e desconforto e ajudará a pele a superar o choque da depilação muito mais cedo.
Calosidades e pedra-pomes
Para os pés, uma aliada para ter sempre pronta no banheiro é a pedra-pomes, que deve ser usada pelo menos uma vez por semana nas áreas onde os calos se formam com mais facilidade.
A melhor maneira de cuidar dos pés com pedra-pomes é mergulhar os pés e a pedra em água morna por 5 a 10 minutos, depois secar apenas os pés, mas não a pedra, e usá-la em locais difíceis.
No entanto, se os calos realmente se formaram, evite removê-los, a menos que você realmente tenha experiência. Melhor contar com especialistas para não piorar a situação: uma boa pedicure, é uma ótima forma de se cuidar de vez em quando.
Essas dicas podem realmente fazer a diferença!