Encontrar o jeans perfeito e usá-lo com estilo: os erros a serem evitados
Encontrar o jeans perfeito é uma grande alegria: são itens essenciais em qualquer guarda-roupa, pois são provavelmente o elemento mais versátil que você pode ter, fáceis de declinar em looks elegantes como mais casuais ou esportivos, dependendo de como é combinado ou usado.
Fazemos de tudo, então, para encontrar o jeans que se encaixe perfeitamente, e vale a pena não arruinar o sucesso vestindo a peça da maneira errada. Então, como encontrar o jeans mais adequado? Como ter certeza de que você pode exibi-los da maneira que mais nos enaltece? Aqui estão algumas indicações úteis abaixo.
Cintura alta ou cintura baixa? É uma questão de gosto e um pouco de condicionamento físico também. Mas seja qual for a sua preferência, quando você usa um jeans de cintura baixa, você tem que deixar a borda da calça descansar naturalmente nos quadris, sem levantar muito e apertar com cintos: isso, de fato, faz os vincos aparecerem na virilha.
Boca de sino: um modelo que periodicamente volta à tona, mas que não agrada a todos. O famoso "sino" criado pela parte inferior do jeans pode ser mais ou menos pronunciado, e quanto mais esbelta você for, mais poderá ousar com a abertura em si. Melhor então se a perna do jeans começar a alargar logo abaixo do joelho.
Em qualquer caso, no entanto, a bainha só precisa roçar o chão, ou melhor, ficar cerca de alguns centímetros acima do solo.
Jeans cigarette: o clássico atemporal que nunca sai de moda. Também para estes você deve prestar atenção ao comprimento, possivelmente encurtando-os de acordo com a sua altura. Na verdade, eles devem chegar ao tornozelo e não abaixo ou logo acima!
E se você usar um outfit composto por várias peças em jeans? O conselho é não escolher todas do mesmo tom, mas romper com tons diferentes!
Dobra: é verdade que as calças podem ser encurtadas para ter o comprimento ideal, mas também há sempre a medida menos drástica da bainha virada, que periodicamente volta à moda.
Embora seja uma questão de gosto e tendência, a dobra não deve tender a ser muito alta (especialmente para quem não é muito esbelta) e em qualquer caso é aconselhável se certificar de que é simétrica em ambas as pernas.
O tamanho certo: sempre vale a pena experimentar tamanhos maiores ou menores do que aqueles você costuma usar, pois cada modelo e fabricante é diferente e um jeans muito grande estraga o look, assim como um que é visivelmente apertado demais. Além disso, são tecidos que cedem com o tempo e com a lavagem, por isso é sempre melhor escolher um tamanho um pouco mais justo (mas não desconfortável!).
Dentro ou fora das botas? Geralmente, fora. Se forem botas de cano curto, combine-as com jeans que parem logo acima. Os jeggings também não são tão infalíveis, pois eles podem subir um pouco na perna ou enrugar sobre o sapato, e isso deve ser evitado.
Por essa razão, se tiver que usar jeans com botas altas, talvez até acima do joelho, faça-o preferencialmente com sapatos que permaneçam justos na perna, e opte por modelos de calças skinny (ou mais frequentemente jeggings) que não formem as dobras acima da bota.