Spathiphyllum: dicas úteis para o cultivo de plantas exuberantes e bonitas
Entre as plantas que vemos com mais frequência em residências e escritórios, há sempre o lírio da paz (Spathiphyllum). Essa popularidade não se deve apenas ao fato de ser uma planta de aparência muito elegante, com as folhas grandes de um verde escuro e brilhante e as inflorescências brancas que se destacam entre elas. A principal razão para o sucesso do lírio é que é uma planta fácil de cultivar e particularmente adequada para o cultivo em vasos dentro de casa.
Além disso, já foi contabilizado no famoso estudo realizado pela NASA sobre plantas capazes de purificar o ar de toxinas nocivas (Clean Air Study). Por isso, vale a pena considerar a sua introdução no nosso canto verde dentro de casa e, para garantir um bom resultado, é bom seguir algumas indicações úteis.
via Clemson Cooperative Extension Home & Garden Information Center
Os truques dos quais nem sempre lembramos
- Ao regar seu lírio, use água em temperatura ambiente. Não use água adoçada, pois contém sódio e cloro que podem danificar a planta.
- Não coloque o vaso em locais da casa onde a planta esteja exposta a correntes de ar. Aquelas que se formam perto de portas e janelas, por exemplo.
- As folhas do lírio da paz são grandes e brilhantes, e dentro de casa (assim como fora, se você as mover na primavera e até no outono) elas ficam cobertas de poeira e sujeira. Portanto, elas precisam ser limpas periodicamente, para ajudar a planta a respirar melhor. Basta umedecer um pano macio e limpo e limpar as folhas, segurando a parte inferior com uma mão.
- Na hora do transplante, tome cuidado para soltar as raízes, caso elas tenham preenchido grande parte do solo disponível e emaranhado muito. Faça isso com extrema delicadeza e paciência, movendo-se desde as extremidades mais externas e sem forçar sua posição, correndo o risco de quebrá-las. Essa operação, aliada ao preparo adequado do solo (que é rico e bem dissolvido e drenante), ajudará a planta a se enraizar mais rapidamente, superando o choque do transplante mais cedo.
Outras indicações úteis
- Exposição e clima: escolha um local com luz forte, mas saiba que eles podem se adaptar (ainda que com menos folhas e flores) até mesmo a áreas menos iluminadas. O ideal é uma temperatura entre 20 e 25° C, e que à noite fique em torno de 18° C.
- Irrigação: no verão e nos períodos quentes deve ser regada abundantemente e com mais frequência (até duas vezes por semana), pois a terra deve estar sempre levemente úmida (não molhada). No inverno, por outro lado, a rega também pode ser reduzida consideravelmente: no entanto, assim que notar que as folhas perdem o vigor, verifique o solo. Certamente estará seco e você entenderá que é hora de regar novamente.
Boa jardinagem!