7 usos alternativos do giz a serem explorados no dia a dia
Costumamos pensar no giz como o bastão cilíndrico com o qual se escreve nos quadros-negros, talvez os coloridos com os quais se desenha ou rabisca várias formas na rua, mas o giz é uma pedra macia e quebradiça, cujas propriedades tornam vantajoso usá-lo também em outros contextos, até mesmo naquele doméstico.
Por sua porosidade, de fato, é uma daquelas substâncias que podem absorver água e líquidos, portanto, é um excelente aliado em todos os casos em que você deseja evitar que a umidade, especialmente em pequenos espaços fechados, possa causar danos, como ferrugem ou até mesmo o mofo. Continue lendo para descobrir como usar o giz em casa.
Manchas de gordura
Se ao cozinhar você sujar a roupa com respingos de óleo, molho ou qualquer outro ingrediente que crie uma mancha de sujeira gordurosa no tecido, ter giz à mão pode ser providencial.
Seque a maior parte da sujeira com papel absorvente, tentando removê-la sem deixá-la penetrar ainda mais no tecido e, em seguida, esfregue o giz na auréola ainda fresca que fica na roupa. Certifique-se de cobrir com uma camada grossa o suficiente e deixe agir por cerca de dez minutos, para que o pó de giz depositado no tecido seja capaz de absorver o máximo possível. Em seguida, prossiga com a lavagem habitual.
Manchas nas paredes brancas
Se você tiver manchas ou riscos não muito grandes na parede, mas não houver tempo para lavá-la cuidadosamente antes que os convidados cheguem, você pode disfarçá-la temporariamente cobrindo-a com um pouco de giz
Manchas amarelas
Às vezes, as roupas brancas, com o tempo, ficam danificadas com manchas amareladas. Sempre circulou na internet um remédio à base de giz que muitos dizem que funciona: é questão de esfregar a mancha com giz e esperar alguns minutos (cerca de 10) antes de colocar tudo na máquina de lavar.
Desodorante em armários e gavetas
Para eliminar o mau cheiro gerado pela umidade em móveis fechados, um pouco como você faz com o bicarbonato de sódio, você pode tentar com giz. Há também quem despeje uma ou duas gotas de um óleo essencial de sua preferência, para que depois espalhe o perfume pelo guarda-roupa ou gaveta.
Contra ferrugem
Nas gavetas de uma garagem ou na caixa de ferramentas você pode colocar um pouco de giz para evitar que enferrujem com o tempo. Você vai encontrá-las em excelentes condições por um longo tempo.
Para talheres de prata
Nas gavetas dos talheres ou até mesmo nos porta-joias onde guarda as joias de prata, um pouco de gesso sempre funciona como barreira contra a umidade, para evitar manchas incômodas no metal.
Na manicure
Pegue um pincel fino ou um pincel próprio para manicure, esfregue as cerdas por um tempo em um giz e depois limpe as unhas com esse pincel. É um método para remover até mesmo a sujeira sob as unhas e torná-las brilhantes e bonitas.
Você conhece outras formas de usar o giz?