Leite como fertilizante natural para suas plantas: realmente funciona?

por Roberta Freitas

02 Setembro 2022

Leite como fertilizante natural para suas plantas: realmente funciona?

Muitos de nós consumimos leite diariamente, especialmente durante o café da manhã. Há casos em que é utilizado no preparo de algumas receitas doces ou salgadas, mas fora dos usos culinários geralmente não temos outros usos para esse alimento tão importante na dieta de muitas pessoas.

No entanto, o leite também pode funcionar na horta, particularmente como fertilizante e como remédio para fungos e parasitas. Ao menos é o que dizem há muito tempo, até online, mas será mesmo um remédio eficaz? E se sim, que tipo de leite você deve preferir? Como é administrado? Continue a ler para saber mais.

via Kerry Michaels - The Spruce

Creativo

Creativo

As vantagens do leite no cuidado da vegetação:

  • O leite contém cálcio, o que ajuda a evitar que os botões apodreçam (e essa propriedade foi notada em particular no cultivo de vegetais como abobrinha e tomate) antes da floração;
  • Como antifúngico, especialmente no tratamento do oídio;
  • Fertilizante, devido à vitamina B.

Que tipo de leite devo usar?

Você pode usar leite fresco, mas também leite vencido e até leite em pó. O de baixo teor de gordura é o preferido. Em qualquer caso, o leite deve ser diluído e não deve ser usado em excesso ou com muita frequência.

Como o leite é usado no cuidado das plantas?

1. Encha um borrifador até a metade com água e o restante com leite;
2. Pulverize nas folhas, e após meia hora verifique se a mistura foi absorvida, se necessário retire o excesso com um pano;
3. Alternativamente, despeje o leite diluído diretamente no solo ao redor do colar da planta.

Eficácia

Este não é um remédio milagroso, mas adequado para tratar casos mais leves de doenças fúngicas ou infestações de parasitas. Para situações mais graves, é melhor usar remédios específicos.

Quanto à capacidade de estimular um crescimento mais vigoroso, existem algumas dúvidas. Certamente o leite não prejudica as plantas, se bem diluído e dado ocasionalmente. No entanto, dado que o componente orgânico em seu interior é muito pequeno, substituí-lo por fertilizantes realmente mais eficazes acaba sendo uma vantagem e tem uma eficácia incomparável.

Você já experimentou esse remédio?