10 ideias imperdíveis de economia de espaço para aproveitar ao máximo um apartamento pequeno
Nem sempre você tem grandes espaços domésticos que são úteis para ter todo tipo de conforto e estilo de decoração impecável em casa. Muitos, portanto, se contentam em ter o essencial para morar em um apartamento pequeno e até renunciam ao prazer de decorar sua casa de forma agradável e satisfatória para si mesmos.
No entanto, existem inúmeros truques, ideias e móveis engenhosamente desenhados, especialmente pensados para aproveitar todo o espaço possível e valorizar até o menor apartamento. Mostramos a seguir alguns exemplos fantásticos e imperdíveis nos quais você pode se inspirar.
Em um quarto pequeno, por que não aproveitar o espaço ocupado pela cabeceira? A este respeito, existem gavetas verticais que são praticamente retráteis e você pode colocar qualquer coisa dentro.
Mesmo uma estante de canto desse tipo não é ruim para guardar muitos dos livros que você tem em um espaço pequeno, mobiliando com bom gosto.
A gaveta vertical retrátil também pode ser uma aliada muito inteligente para uma cozinha pequena. Colocando-a em qualquer espaço que ficaria vazio, talvez entre a parede e a geladeira, ela pode ser usada para guardar muitas coisas.
E uma solução verdadeiramente notável é uma espécie de península extraível na cozinha. Pode tornar-se uma mesa ou bancada para preparar refeições e pode ser fechada com alguns gestos. Um truque realmente útil para cozinhas apertadas.
As grades metálicas para adicionar dentro ou fora do móvel, para pendurar ou guardar a roupa, são facilmente encontradas no mercado e são outra boa pedida para quem precisa de mais espaço.
Até mesmo nos quartos das crianças, às vezes, é preciso economizar espaço. E para quando duas ou mais crianças têm que dividir um quarto um pouco apertado, uma mesa dupla muito confortável, como a da foto, certamente pode salvar o dia.
A boa e velha gaveta vertical retrátil se presta a ser um excelente polivalente, até mesmo para um pequeno banheiro.
E sempre em um banheiro bastante estreito, salvar o dia com uma série de prateleiras que ocupam a parede atrás do vaso sanitário, geralmente vazio, pode ser uma decisão vencedora.
Uma solução um tanto extrema, mas muito válida, tanto do ponto de vista prático quanto estético, é um mezanino que combina áreas de estar e dormir da maneira mais adequada ao espaço disponível. É uma escolha feita em muitos estúdios ou pequenos apartamentos e que acaba sempre por ser excelente.
Por fim, a mesa de centro com pufes embutidos é uma joia perfeita para economizar espaço, tanto por ter assentos extras em um espaço pequeno quanto por mobiliar uma área de estar de maneira elegante e acolhedora.
Você usaria um desses truques no seu apartamento?