Pouco espaço em casa? Ganhe mais com soluções de mobiliário brilhantes
Às vezes, conseguir tudo o que precisamos e queremos no mobiliário doméstico se torna um verdadeiro quebra-cabeça: o equilíbrio certo entre o espaço disponível e a habitabilidade real dos quartos é um ponto difícil de encontrar em determinadas situações. Móveis que gostamos, mas que são proibidos por alguns centímetros a mais, designs atraentes que, no entanto, comprometem o uso de outros objetos próximos. E acima de tudo, a falta de espaço para armazenar tudo o que você precisa, incluindo suprimentos: esses problemas representam um verdadeiro desafio na hora de mobiliar.
No entanto, exemplos de design de interiores de quem encontrou as soluções personalizadas certas podem ajudar: propomos alguns deles abaixo, talvez eles também possam ser para você.
Móveis multifuncionais: nem sempre são um bom investimento, principalmente se for um sofá-cama que acaba cansando. Mas alguns, que realmente precisam ser convertidos com menos frequência, podem fazer a diferença. Como uma mesa de centro que também se torna uma escrivaninha para usar o PC.
Não negligencie os cantos: considere sempre se, ao inserir um guarda-roupa ou cômoda em um ambiente da casa, não seria melhor colocá-lo em um canto, para aproveitar o espaço restante para outras coisas.
Online você encontra mil inspirações para mesas de cabeceira que roubam muito pouco espaço. Nos casos mais “sacrificados”, você pode até uma prateleira com bordas levantadas pode substituir um criado mudo, ainda oferecendo espaço para colocar livros, celulares e muito mais. Você precisará então de um aplique ou holofote montado na parede ou na cabeceira da cama como ponto de luz.
Prateleiras abertas para escorrer a louça imediatamente acima da pia, talvez até com ganchos para pendurar acessórios de cozinha. Ou as prateleiras que são colocadas ao redor e acima do micro-ondas, com a prateleira levantada o suficiente para deixar o ar passar: esses são apenas alguns dos acessórios de decoração que ajudam a encontrar espaço na cozinha.
No banheiro ou em qualquer outro cômodo, você pode considerar nichos rasos feitos nos pontos menos usados das paredes: você os equipa com prateleiras finas e niveladas, e aqui você pode colocar muitas coisas, incluindo decorações.
As escadas são um dos quebra-cabeças mais difíceis: a combinação certa de inclinação e conforto é difícil de achar, mas existem soluções lindamente projetadas, com meios passos alternados, que são úteis em casas pequenas.
E nunca se esqueça da parte de baixo das escadas: algumas são grandes o suficiente para acomodar banheiros de serviço, um canto de lavanderia ou um nicho de leitura, enquanto outras ficam ótimas com gavetas e prateleiras extensíveis para usá-las como guarda-roupas ou armários extras!
Até o espaço ao redor de uma janela, até mesmo nos corredores e não apenas nas salas, pode acomodar alguns móveis: uma estrutura em ponte nas laterais e acima da moldura abriga estantes e armários, e um assento abaixo esconde gavetas para serem preenchidas!
Há até quem tenha pensado em instalar uma sapateira retrátil no teto falso: com certeza, assim não há pares de sapatos empilhados à vista em nenhum canto da casa!
É preciso criatividade, mas você pode encontrar muitas ideias para economizar espaço em casa!