Use estes óleos essenciais ao esfregar o chão: eles também funcionam para repelir as formigas
Todos nós temos produtos favoritos quando se trata de limpar diferentes superfícies da casa, e isso também se aplica aos pisos. Muitas vezes escolhemos os detergentes não só pelo quanto nos satisfazem em termos de limpeza, mas também pelo cheiro que deixam em casa, o que é sempre uma espécie de recompensa agradável pelo esforço feito para garantir a higiene dos nossos ambientes domésticos.
No entanto, também poderíamos considerar outra vantagem de um determinado tipo de detergente de piso sobre os outros: a capacidade de repelir insetos irritantes, especialmente formigas, que em determinadas épocas do ano se tornam inimigos diários. Eles não são de fato animais perigosos, mas não é certo que, por esse motivo, possam entrar na casa, especialmente na cozinha. Assim, entre as muitas medidas que podemos tomar para tornar nossas casas menos desejáveis para as formigas, há também um truque simples para usar ao esfregar o chão: adicionar óleos essenciais.
Costumam dizer que as formigas não gostam de todos os odores fortes das plantas aromáticas das quais os óleos essenciais mais populares são extraídos, mas algumas pesquisas mostraram que, em particular, existem cinco que parecem funcionar melhor do que os outros, mesmo no campo da agricultura. São os óleos essenciais de:
- hortelã (spearmint);
- hortelã-pimenta;
- Gaultheria Procumbens (Chá do Canadá, Wintergreen);
- canela;
- cravo.
Uma pesquisa realizada em Portland, Oregon (EUA) em 2010 revelou que esses óleos, testados com diferentes soluções, foram capazes de manter as formigas afastadas por períodos variáveis, com a hortelã-pimenta ainda eficaz após 7 dias.
Podemos então tentar adicionar gotas de óleo essencial aos nossos detergente para o piso: como lavamos essas superfícies com frequência, o uso de óleo essencial pode ajudar a manter o chão de casa indesejável para as formigas. Obviamente, a concentração de óleo que podemos alcançar em misturas caseiras não é particularmente alta, a menos que você use uma grande quantidade do produto que no final pode até ser irritante para nós.
Mas especialmente quando preparamos detergentes caseiros, com sabonetes naturais como o de Marselha, o de potássio suave, o de Castela e similares, adicionar outro ingrediente totalmente natural não é nada difícil e, de fato, pode mesmo ser benéfico.
Na próxima vez que você usar um detergente caseiro ou que ainda não esteja cheio de aromas químicos, experimente adicionar 20 (no máximo 30) gotas de um desses óleos essenciais à água quente do balde!