Cultivo de plantas suculentas: 6 materiais para vasos e ideias para seu uso
Ao cultivar plantas suculentas, você não precisa ter grandes habilidades de jardineiro. A única coisa que é essencial prestar atenção é a drenagem da água: essas espécies não gostam de estagnação ou umidade e, portanto, devemos evitá-las absolutamente em nossos vasos. Por essa razão, e pela sua grande resistência ao calor e ao frio, são muito populares.
Existem muitos materiais que podemos usar para os vasos de plantas suculentas, cada um com diferentes possibilidades de drenagem; abaixo estão 6 composições de plantas suculentas com alguns conselhos para seu cultivo ideal.
1. Plantas suculentas em troncos de madeira
Você podou suas plantas e ficou com alguns lindos galhos grandes no jardim? Ou você cortou uma planta e não sabe o que fazer com o tronco que sobrou? Fazer uma floreira a partir de um galho ou tronco antigo é uma ideia perfeita para o cultivo de plantas suculentas: a madeira é de fato um material que retém a umidade limitando a necessidade de regar e, quando o ambiente está quente, ajuda as plantas a ficarem mais frescas e verdes.
2. Frascos de vidro
Não apenas compotas e conservas: frascos de vidro vazios também podem ser facilmente reciclados como vasos de flores! Decorados com barbante ou ráfia e preenchidos com terra, se tornam o lugar ideal para as nossas suculentas. A vantagem do vidro é que, por ser um material respirável, não necessita de furos de drenagem e só requer irrigação quando o solo estiver seco. Eles também são maravilhosos como lembrancinhas de casamento ou ideias de presentes!
3. Latas
As latas também podem encontrar uma nova vida como vasos. Também neste caso você pode decorá-las com barbante ou ráfia, pintá-las ou forrá-las com papéis coloridos e decorados. Ou você pode deixá-las como estão. Encha-as com terra para vasos e elas estarão prontas para receber suas suculentas favoritas. Preste atenção a este material por sua facilidade de oxidação e sensibilidade a altas temperaturas, que também aquecem o solo e deixam com uma má drenagem. As plantas devem ser regadas um pouco de cada vez, somente quando o solo estiver seco, e os vasos devem ser mantidos longe da luz solar direta.
4. Vasos de porcelana
Os vasos de cerâmica são os favoritos porque o material é muito respirável e ao sol seca muito rapidamente. Outro motivo muito válido para escolhê-los, no entanto, é a infinita variedade que pode ser encontrada no mercado. Eles vêm em todas as formas e cores e você pode dar asas à sua imaginação escolhendo os que preferir.
5. Vasos de terracota
A terracota é o material mais barato com a melhor absorção de água e, portanto, é o favorito para vasos de flores. Também neste caso você pode se deixar levar pela criatividade com formas inusitadas e composições mais ou menos complexas. São ideais para criar belos canteiros de flores no jardim.
6. Potes de plástico
O plástico tem a grande vantagem de ser barato e leve, mas ao mesmo tempo também é muito frágil e, quando exposto ao sol e à chuva, se danifica rapidamente. No entanto, o plástico também oferece inúmeras possibilidades em termos de composição: você pode pegar frascos e colori-los como quiser, ou fazê-los reciclando qualquer tipo de garrafa, desde garrafas de água até garrafas de detergente.
Qual material você prefere para suas suculentas?