Não apenas comida: 10 itens domésticos que também têm data de validade
Para alimentos, muitos de nós são muito precisos e pontuais: se você ultrapassar o prazo de validade indicado na embalagem de apenas um dia, o produto acaba diretamente no lixo. Na verdade, sabemos o quanto é importante para a nossa saúde respeitar as regras básicas para que os alimentos que ingerimos estejam nas melhores condições de conservação.
Mas você sabia que alguns utensílios domésticos não alimentícios também têm prazo de validade? Sim: produtos de limpeza ou vestuário, mas também produtos elétricos e artigos para crianças. Às vezes, os usamos por meses ou anos, sem saber da necessidade de substituí-los. Vamos descobrir 10 deles juntos.
1. Escova de dentes
As escovas de dentes são objetos que requerem a máxima higiene. Na verdade, é fácil acumular sujeira dentro de suas cerdas, apesar do enxágue frequente cada vez que escovamos os dentes. Por essa razão, é aconselhável substituí-las com frequência, os dentistas aconselham todos os meses e, em qualquer caso, após cada período em que você tenha ficado doente.
Em qualquer caso, a substituição deve ser feita o mais tardar quando as cerdas estiverem desgastadas.
2. Escova de cabelo
As escovas de cabelo devem ser liberadas do cabelo cada vez que são usadas e limpas com frequência. Recomendamos a limpeza uma vez por semana, mais ou menos. Mas às vezes elas também precisam ser substituídas, não necessariamente quando quebram. Recomenda-se trocar a escova de cabelo todos os anos se as cerdas forem naturais com ainda mais frequência.
3. Chupeta de bebê
Quer sejam de látex ou silicone, as chupetas devem ser substituídas aproximadamente a cada dois meses. No entanto, recomenda-se a substituição das chupetas de látex assim que você perceber que as duas pontas começam a grudar. Já as chupetas de silicone devem ser substituídas quando marcas de mordida ou rachaduras começarem a aparecer.
4. Sutiã
O sutiã deve ser substituído quando começar a ficar desconfortável: se perder elasticidade ou não suportar adequadamente, mas também se tiver deformado devido à lavagem. A substituição geralmente é necessária após dois anos, mas também depende muito da qualidade do material de que é feito.
5. Travesseiro
O travesseiro em que descansamos durante o sono é muito importante tanto para garantir nosso bem-estar quanto para nos permitir dormir melhor. Para evitar que se torne um terreno fértil para os ácaros, mas mesmo que se torne desconfortável à medida que se deforma, deve ser substituído regularmente. O conselho é trocá-lo a cada dois ou três anos, mas lembre-se de lavá-lo regularmente.
6. Desinfetantes
Os desinfetantes têm prazo de validade: após três meses de abertura perdem a sua eficácia, e a sua utilização já não é recomendada. Melhor jogá-los fora e substituí-los por novos produtos.
7. Inseticida em spray
O discurso feito para os desinfetantes vale também para os inseticidas em spray: mesmo esses produtos perdem a eficácia com o tempo. Ao contrário dos desinfetantes, no entanto, os sprays de insetos duram mais e podem ser usados por cerca de dois anos.
8. Esponja de cozinha
A esponja de cozinha, devido à sua alta umidade, é o lugar mais sujo da cozinha. Para mantê-la livre de germes, ela deve ser substituída a cada duas semanas ou pode ser fervida para garantir que permaneça saudável por mais tempo.
9. Tomadas múltiplas
As tomadas múltiplas na verdade não têm uma data de validade; no entanto, é sempre bom verificá-las e se certificar de substitui-las pelo menos a cada dois anos, principalmente quando são muito usadas. Na verdade, se mostrarem sinais de desgaste, podem facilmente entrar em curto-circuito.
10. Extintor de incêndio
Os extintores de incêndio devem necessariamente ser revistos e reabastecidos a cada dois anos e precisam ser substituídos após 20-25 anos. No entanto, verifique sempre o seu estado: se estiver danificado, deve ser substituído imediatamente.
E você, sabia que esses objetos têm prazo de validade? Apostamos que agora você vai correr para trocá-los!