Bonitas e boas: 8 plantas de casa fáceis de cultivar e amigas do nosso bem-estar
Um pouco de verde em nossas casas é sempre a solução certa para mobiliar com pouco esforço, nos ajuda a melhorar nosso humor, mas também a dormir melhor e, se escolhermos as espécies certas, elas removem componentes nocivos do ar que também podem se acumular em casa. Você pode cultivar muitas espécies no apartamento, algumas das quais são muito fáceis de manejar, precisando de pouca água ou se adaptando bem mesmo a pouca exposição à luz.
Se você também está pensando em fazer jardinagem em um apartamento, talvez esteja procurando orientação para escolher as plantas certas. Selecionamos oito que são fáceis de cultivar, bonitas de se ver e também úteis para a nossa saúde!
1. Seringueira (Ficus elastica)
Esta planta, que no seu habitat é uma árvore de 30 metros, se adapta muito bem à vida no apartamento quando o clima rigoroso não lhe permite crescer; é muito fácil cultivá-la, não tendo grandes necessidades. A temperatura ideal é entre 16 e 24 graus, adora a luz, mas não aguenta a luz direta do sol. No verão pode ser exposta na varanda, tomando o cuidado de fazer isso aos poucos. Elimina o formaldeído e mantém a umidade constante.
2. Flor de cera (Hoya carnosa)
Planta trepadeira perene com folhas verdes brilhantes, deve seu nome às inflorescências brancas características. Bonita, colorida e um pouco menos fácil de manusear, precisa de exposição direta ao sol e temperaturas entre 19 e 24 graus, devendo ser banhada com frequência no verão, prestando atenção à água estagnada.
3. Aloe vera
Lionsleeps23/Wikimedia Commons
Uma planta ideal para a nossa casa: refresca e purifica o ar, absorve todas as substâncias tóxicas, produz oxigênio de excelente qualidade. Adaptável e resistente, não requer cuidados especiais. Será suficiente deixá-la exposta à luz e prestar atenção às temperaturas frias, dar a ela pouca água, especialmente no inverno.
4. Grama da miséria (Tradescantia fluminescens e T. zebrina)
Ping an Chang/Wikimedia Commons
Grama resistente a praticamente tudo: seca, calor, umidade e luz. As folhas podem assumir muitos tons de verde, algumas até bicolores ou violeta, por isso são muito adequadas para decoração. Desenvolve-se bem entre 10 e 22 graus e devido à sua facilidade de cultivo é a planta indicada para aproximar as crianças e os principiantes ao mundo da jardinagem. Regue abundantemente duas vezes por semana no verão, uma vez no inverno.
5. Samambaia de Boston (Nephrolentis)
Fácil de cuidar se mantiver um bom nível de umidade, regar com frequência e não expor à luz direta, cresce muito rápido. A temperatura ideal é entre 15 e 20 graus. Uma curiosidade: uma planta milenar que sempre esteve associada a mitos e lendas, a samambaia na linguagem das flores simboliza o mistério e o desconhecido.
6. Areca (Chrysalidocarpus lutescens)
Palmeira pequena muito comum e barata, está entre as mais utilizadas em apartamento por suas propriedades despoluidoras, pois remove xileno e formaldeído. Tenha cuidado se tiver animais de estimação, especialmente gatos: para eles é muito tóxica. Requer poucos cuidados, 1-2 regas por semana apenas no verão.
7. Crisântemo (Crisântemo)
David J. Stang/Wikimedia Commons
A planta purificadora por excelência, elimina quase todas as toxinas ambientais e purifica o ar. Precisa de um solo quase sempre úmido, mas nunca impregnado de água, e não deve ser exposta à luz direta. Além de útil, essa planta também dá sorte: seu nome significa “flor dourada” e em todas as culturas é associada à perfeição, eternidade e felicidade.
8. Dieffenbachia
Tomáš Kebert & umimeto.org/Wikimedia Commons
Entre as plantas resistentes mais conhecidas, possui belas folhas variegadas e é muito adaptável ao cultivo interno. Ela adora a luz, mas não o sol direto, a temperatura ideal é a dos nossos apartamentos; deve ser regada somente quando o solo estiver seco.
E você, quais plantas cultiva em seu apartamento, ou quais você gostaria?