Pulseiras, colares e anéis oxidados: faça com que brilhem novamente com simples remédios caseiros
Não só no verão, mas durante todo o ano é bom mostrar colares, pulseiras, anéis e vários tipos de bijuterias que não tiramos por semanas ou meses. Quanto mais as usamos, principalmente se entramos no banho com elas, ou ainda mais se vamos nadar na piscina ou no mar, mais elas perderão seu esplendor original, ficando manchadas. Na maioria dos casos, de fato, elas são danificadas pela oxidação e não ficam mais tão bonitas quanto antes.
Se se trata de joias feitas com metais preciosos, devemos abrir uma discussão à parte, mas para aquelas de metal menos precioso, mesmo que não de liga muito baixa, é possível recorrer a alguns truques de bricolage para fazê-las brilhar novamente e continuar a usá-las por muito tempo em todo o seu esplendor.
Creativo
Para limpar as joias
- Detergente de louça delicado: a limpeza geral pode ser feita mergulhando as peças em uma bacia com água com algumas gotas de sabão por vários minutos. Funciona com prata, aço inoxidável, alumínio, titânio, nióbio e chapeamento de ouro. Use um pano macio ou uma esponja macia (mesmo as de maquiagem antigas) para esfregar levemente e enxaguar com água morna.
- Deixe secar ao ar livre ou usando um secador de cabelo em baixa temperatura.
- No caso de cobre e latão também pode usar vinagre branco. Mergulhe a joia em vinagre por 10 segundos, depois lave-a com detergente e água. Enxágue bem com água fria e seque imediatamente com a ajuda do secador de cabelo na temperatura mais baixa possível.
- Quando se trata de joias de alumínio anodizado, nunca use cremes (ou produtos abrasivos de bricolage). Você pode usar detergente de louça conforme indicado, ou até mesmo com suco de limão se ainda contiver metais que podem manchar como cobre e latão.
- Se por acaso você quiser cuidar melhor de suas joias, principalmente se forem correntes, considere comprar um pequeno rolo de polir (tumbler), que com um pouco de água e detergente pode fazer maravilhas.
Precauções gerais de uso
Sempre que você remover as jóias, é preferível guardá-las em recipientes herméticos. Uma maneira super barata de fazer isso é dentro de sacos plásticos herméticos.
Muitas vezes, então, o conselho de não deixar as peças de prata 925 em superfícies de madeira: parece que elas têm um componente levemente ácido que pode estragar o metal. E de qualquer forma, é sempre aconselhável não deixar joias, especialmente de prata, constantemente sob luz solar direta.
Qual é o seu método favorito para cuidar de suas joias de metal?