A orquídea ficou sem raízes? Você ainda pode tentar recuperá-la
Pode acontecer que as plantas de orquídeas apareçam sem vigor, com as folhas que já não apresentam a cor habitual e até cedem um pouco. E talvez, indo investigar o colar, notemos que as raízes estão podres ou, em qualquer caso, muito menos túrgidas e robustas do que deveriam. São casos em que o sistema radicular ficou doente e danificado, e para de crescer, às vezes até desaparecendo.
Antes que seja tarde demais, porém, podemos tentar salvar a planta com intervenções adequadas, para dar outra chance à nossa orquídea favorita. Leia mais para descobrir como.
Verifique se a planta já não está secando: de fato, se ainda estiver verde, você tem a possibilidade de salvá-la. As chances de sucesso são ainda maiores se houver algumas raízes ainda não arruinadas.
Alguns sinais de um problema de raiz podem ser:
- desaceleração do crescimento da planta, especialmente observada na primavera e no verão;
- as folhas que se tornam enrugadas e moles;
- as folhas que se desprendem da planta.
Como intervir
Esterilize a tesoura que irá utilizar para os cortes: borrife ou lave as lâminas com álcool isopropílico 70%, ou passe as lâminas sobre uma chama (fogões, isqueiros, maçaricos).
2. Pegue o vaso de orquídea e mergulhe-o na água por no máximo 5 minutos, talvez em uma bacia. Irá servir para remover melhor o solo das raízes ou o que resta dele.
3. Com luvas, retire a planta do vaso e retire lentamente todo o substrato ao redor e entre as raízes. Jogue fora e não use para outras plantas.
4. Se houver ramos com flores, você deve cortá-los também.
5. Use água oxigenada 3%, espalhando por toda a raiz.
6. Prossiga inspecionando as raízes: corte todas as danificadas, secas, podres e em geral não muito verdes e saudáveis.
7. Pulverize o peróxido de hidrogênio restante novamente.
8. Deixe a planta secar em um local seco, mas não sob luz solar direta.
9. Prepare um vaso com água ou com fundo de esfagno embebido em água (cerca de dez centímetros), e coloque a planta em cima, mas sem mergulhar a base na água ou esfagno. Basta tocar no esfagno molhado e, no caso da água, permanecer suspenso com um espaço de pelo menos 2 ou 3 centímetros, ou um pouco mais. Servirá para garantir uma boa ventilação.
10. Após 2 a 3 semanas, você deve notar novas raízes começando a se formar abaixo, embora às vezes demore até 3 meses. Durante essa fase de espera, verifique sempre se há água suficiente e se o esfagno está úmido (não encharcado), completando/pulverizando conforme necessário, mas nunca exagerando.
É preciso um pouco de paciência, mas você pode ser recompensado com uma planta que ficará linda novamente para o próximo ano!