Cultive suas plantas de alho sem custo partindo de apenas um dente
Há legumes que nunca faltam nas nossas cozinhas, aqueles ingredientes que acabam por ser utilizados na preparação de quase todas as refeições, especialmente quando dão um sabor que alguém da casa gosta particularmente. Um deles é o alho, sem o qual muitos pratos, desde molhos a carnes cozidas, peixes e legumes, não teriam o sabor característico.
Tem quem prefira o branco e quem o vermelho, os que usam apenas uma ponta e os que não têm medo de exagerar: cada um tem os seus hábitos, mas o alho acaba por ser omnipresente nas despensas de quase todo o mundo.
É também um bulbo bastante fácil de cultivar, tanto que agora encontramos estoques para comprar em mercados e supermercados durante todo o ano. Mas você já pensou em cultivá-lo diretamente em casa? Na verdade, não é necessário ter um cantinho da horta na varanda ou no jardim: você também pode fazer isso com um vaso bem grande em casa.
E o mais interessante é que mesmo apenas um dente daqueles que costumam ser cozidos é suficiente para experimentar.
Antes de começar a explicar como fazer, vale a pena fazer um esclarecimento: o alho que compramos nem sempre dá os resultados desejados. Ou melhor: quase sempre produzirá folhas comestíveis (mesmo muito boas), mas não é certo que seja um bulbo também para semeadura, ou seja, aqueles que depois crescem produzindo muitos outros para serem comidos na estação seguinte. Há uma chance melhor de fazer isso com bulbos vendidos especificamente para cultivo.
Ainda assim, alguns preferem deixar os dentes de molho antes de colocá-los no solo, para melhor protegê-los de doenças e fungos. É uma questão de preferência, mas se quiser, faça assim: prepare uma solução de água com adubo (siga as proporções indicadas nas embalagens) e bicarbonato de sódio (as quantidades nunca são precisas, mas é melhor não abundar).
Caso contrário, você também pode mantê-los em álcool isopropílico.
Prepare o solo, que deve ser rico e solto (o que você usa para o jardim é bom) e claro que você também pode enriquecê-lo com adubo.
Então plante cada bulbo cerca de 3 cm abaixo da superfície, com a ponta apontando para cima. O vaso em que você colocá-los deve ter pelo menos 20 cm de profundidade.
Dependendo da variedade, você terá que considerar as distâncias: se o bulbo for grande, terá que deixar 15 cm de distância entre os segmentos, caso contrário, apenas 10. Há quem os plante mais perto e depois os mova quando eles se tornam maiores, mas dá mais trabalho e cada planta é forçada a "brigar" com as outras por nutrientes no solo.
O plantio é frequentemente preferido no outono, mas a primavera também é boa.
Também são plantas que adoram a luz do sol e devem ser regadas regularmente, mas sem saturar o solo (correriam o risco de apodrecer, como todos os bulbos) com muita frequência. Sempre espere até que a terra seque antes de intervir novamente, e não dê água (ou muito poucas vezes) durante o inverno.
Você gostaria de tentar cultivar alho em casa?