Insetos na despensa? Proteja macarrão, arroz e farinha com estas estratégias úteis

por Roberta Freitas

19 Setembro 2022

Insetos na despensa? Proteja macarrão, arroz e farinha com estas estratégias úteis

Quem nunca se viu com as odiosas borboletinhas na despensa? São aqueles insetos, conhecidos como mariposas ou traças de despensa, que atacam literalmente alimentos como farinha, pão, macarrão, arroz, açúcar e leguminosas que não estão bem fechados. Acontece sobretudo nos períodos mais quentes e muito poucas são suficientes para infestar todos os alimentos presentes, estando predispostas a se reproduzirem com muita facilidade e rapidez.

Portanto, é aconselhável verificar periodicamente, especialmente os alimentos abertos e, se notar algo suspeito, implementar imediatamente as medidas de precaução úteis para eliminar sua presença e evitar novas infestações. Da inspeção até a reorganização final, é aconselhável seguir uma série de etapas bem definidas e organizadas para obter os resultados desejados.

Creativo

Creativo

Para atingir o objetivo e “ganhar a batalha”, portanto, é bom ir na ordem.

  • Comece sua luta contra as borboletas fazendo uma inspeção completa. Prossiga olhando atentamente, um a um, as caixas, sacolas e recipientes abertos dos alimentos que listamos e que são os preferidos desses animais. Se houver pequenos buracos, você poderá encontrar os animais diretamente ou até mesmo apenas teias e pequenas larvas. Seja qual for o caso, jogue tudo fora imediatamente, mantendo e fechando bem apenas o que lhe parece intacto e sem "convidados" indesejados.
  • No final da fase de inspeção, esvazie a despensa e prossiga com a limpeza. Tire o grosso da sujeia com um pano e depois aspire para ter certeza de que realmente se livrou de tudo. Lembre-se também que você terá que esvaziar o aspirador imediatamente depois para evitar que as larvas se reproduzam lá também.
  • A próxima etapa da limpeza envolve a desinfecção. Você pode usar peróxido de hidrogênio, produtos desinfetantes como amônia ou diluir muito pouco alvejante em bastante água quente. Limpe tudo com um pano embebido na substância que você escolheu. Em seguida, enxágue com outro pano úmido e, por fim, seque com um terceiro pano seco.
  • Use sprays repelentes e armadilhas adesivas prontamente disponíveis no mercado. Eles serão capazes de matar quaisquer insetos restantes.
  • Deixe o ambiente secar e ventilar perfeitamente e, só depois, volte a colocar os alimentos bem fechados em recipientes herméticos, continuando, de vez em quando, a verificar se não há novas infestações.

Creativo

Creativo

Existem também remédios naturais úteis para conter as traças dos alimentos e sua reprodução, mas é uma boa ideia usá-los mais para evitar infestações e manter o ambiente limpo e hostil aos insetos. Estamos falando de vinagre, limão ou bicarbonato diluídos em água para limpar superfícies e óleos essenciais e ervas aromáticas como o louro e o cravo, usados ​​como repelentes “greens”. Deixar alguns desses elementos nas áreas críticas, para agir como um "bicho-papão" para as borboletas, só pode ajudar a sua causa.

Uma precaução final, absolutamente não menos importante, é desinfetar completamente todos os frascos ou recipientes dos quais você removeu alimentos contaminados. Não será suficiente lavá-los normalmente, mas eles devem ser tratados com desinfetantes e, possivelmente, esterilizados em água fervente se você quiser reutilizá-los. Caso contrário, quaisquer larvas restantes contaminarão tudo novamente.

Se você tiver a infelicidade de ter que resolver esse desconforto, basta se armar com paciência e começar a trabalhar.