Uma planta incrível sem nenhum custo: você pode cultivá-la com apenas uma batata-doce
Alguns chamam de batata vermelha, outros de batata americana ou batata-doce: são aqueles tubérculos grandes, vermelho-alaranjado, caracterizados por uma pasta com sabor mais adocicado que a batata amarela. Eles são usados em uma infinidade de pratos diferentes e todos muito saborosos, para serem apreciados durante todo o ano e principalmente nos meses frios.
Quando os vemos no balcão de um mercado ou supermercado, não é que sejam tão bonitos: afinal são tubérculos colhidos do chão, talvez até um pouco grumosos. Ainda assim, eles podem produzir plantas verdadeiramente lindas, fáceis de cultivar e perfeitas para a decoração. E então você pode comê-los também! Continue lendo para descobrir como é fácil cultivar uma planta a partir de uma simples batata-doce.
via @brad/TikTok
É um experimento ao alcance de todos, para o qual você precisará de:
- Uma batata-doce: certifique-se de que está firme e túrgida, portanto o mais intacta e fresca possível.
- Uma jarra de vidro ou recipiente grande o suficiente para colocar a batata dentro. O ideal seria que ela não tocasse o fundo, então procure um copo ou vaso estreito, com diâmetro igual ao da circunferência da batata.
- Água
Realmente não há muito o que fazer para iniciar o cultivo! Na verdade, você simplesmente deve:
- Encher a jarra com água até três quartos de sua capacidade
- Insirir a batata dentro, de preferência para que a ponta inferior não toque no fundo
- Esperar
Tudo bem, isso não é verdade. Há outra coisa a ser lembrada: você precisa trocar a água a cada 10-14 dias. Em uma semana ou duas, você poderá ver os primeiros brotos! Veja o vídeo do TikToker Brad Canning para descobrir como é fácil.
A planta que vai nascer é uma linda trepadeira com folhas em forma de coração. Se você gosta da estética das folhas de hera penduradas em uma prateleira, certamente apreciará a beleza dessa variedade também. Você pode ver aqui como fica depois de cerca de duas semanas.
Quando um bom sistema radicular se desenvolve, além dos primeiros ramos, você pode decidir se continua com a hidrocultura (possivelmente movendo tudo para um vaso um pouco maior) ou transferir a planta para um vaso.
Você já tentou fazer isso alguma vez?