Rodapés impecáveis: os métodos para tentar mantê-los sempre limpos sem esforço
Lembramos de sempre limpar os pisos e as superfícies mais utilizadas, com um pouco menos de frequência, porém, as paredes e menos ainda os rodapés. Afinal, quando o chão e talvez até a parede estão limpos, quem se importa com o rodapé? E quão sujo pode ficar? Na verdade, se não nos preocuparmos com isso com frequência, as superfícies salientes desses acabamentos ficam cheias de sujeira.
Toda a poeira que movemos e levantamos enquanto caminhamos, abrindo janelas e portas, na verdade, também se deposita ali, só que é removida com menos frequência. E mesmo a sujeira mais gordurosa adere aos rodapés. O que fazer para limpá-los? Você pode tirar proveito de várias ferramentas e produtos, para que não precise gastar muito tempo para deixá-los de novo impecáveis.
Em um vídeo da conta do YouTube da Angela Brown Cleaning, a especialista em limpeza diz que o verdadeiro sinal de uma casa limpa são os rodapés impecáveis e aponta alguns dos métodos que ela acha mais eficazes para cuidar deles.
- No caso de sujeira incrustada, talvez até um pouco gordurosa e de qualquer forma muito evidente, é aconselhável recorrer diretamente a um excelente desengordurante de superfície: é um produto químico, claro, mas evita o esforço de limpeza ocasional mais difícil, porque geralmente é suficiente borrifar e passar imediatamente um pano macio para limpar completamente, sem ter que voltar ao mesmo local várias vezes.
- Se a situação não for tão drástica, até mesmo um simples espanador cumprirá seu dever.
Outros métodos recomendados são aqueles que envolvem o uso de escovas e aspiradores de pó. Pode utilizar uma escova com cabo confortável e cerdas compridas, que consegue fazer cair toda a sujeira, para que depois, aspirando-a regularmente, seja removida; ou escolha um acessório adequado ao seu modelo de aspirador, equipando-o assim com uma escova adequada a estas superfícies, de modo a evitar o trabalho duplo.
No entanto, se você quiser preparar um produto de limpeza faça você mesmo, pode usar sabão de Marselha, dissolvendo algumas colheres de sopa em água quente e misturando bem para que tudo se dissolva e se misture bem. Nesse ponto, você pode adicionar peróxido de hidrogênio e muito poucas gotas de um óleo essencial de sua escolha. Deve ter uma consistência líquida, adequada para um spray que não deixa resíduos, e você pode limpar com um pano de microfibra ou talvez até mesmo reaproveitar as folhas de amaciante usadas da secadora, que também funcionam para pegar a poeira.
Quanto à frequência de limpeza, é recomendável não esquecer os rodapés toda vez que lavar o chão e, em qualquer caso, cuidar deles uma vez por semana.
Qual é o seu método favorito?