Livre-se das ervas daninhas do jardim sem recorrer a herbicidas
Estradinhas de asfalto, concreto, com tijolos diversos ou paralelepípedos: ninguém gosta de ver esses pisos do jardim interrompidos por tufos de ervas daninhas, e por isso nos dedicamos periodicamente a capiná-las, cortá-las ou fazê-las desaparecer com poderosos herbicidas. É um trabalho árduo, mas alguém tem que fazê-lo. Mas não quer dizer que a gente tenha sempre que usar herbicidas.
Esses são, sem dúvida, eficazes, mas também correm o risco de prejudicar animais de estimação e até nós humanos (especialmente crianças). Além disso, ao penetrar no solo, podem arruinar quaisquer outras plantas encontradas em canteiros vizinhos ou áreas verdes. Como, então, evitar ter que se abaixar até o chão para arrancar as ervas daninhas? Você pode usar métodos alternativos baseados em ingredientes comuns.
- Água quente: nós apoiamos essa solução. Econômica, eficaz e nada prejudicial para outras plantas na área. Pode ser mais lenta para agir e menos letal que outras, mas pode ser usada em qualquer hora do dia e época do ano. Sem risco para animais e pessoas. Cuidado com respingos e não derrame muito perto de seus pés ou roupas para evitar se queimar.
- Maçarico: certamente letal, bastante drástico e deve ser manuseado com extrema cautela. É um trabalho mais meticuloso, mas cumpre o seu dever sem estragar nada ao redor. Tenha cuidado para não usar fogo em dias de vento, e seja ainda mais cauteloso no caso de solos muito secos. De qualquer forma, varra a área completamente de quaisquer folhas secas ou qualquer coisa que possa pegar fogo.
- Álcool isopropílico: o álcool priva as folhas das ervas daninhas da água, fazendo com que morram e, assim, capiná-las é muito fácil. Dilua duas colheres de álcool isopropílico em um litro de água em uma garrafa e borrife diretamente nas plantas a serem eliminadas, em um dia ensolarado.
- Vinagre e detergente: encha uma garrafa de um litro com 120 ml de vinagre e o restante com água. Despeje algumas gotas de sabão, depois agite e borrife onde for necessário, sempre em um dia ensolarado.
Portanto, se você realmente não pode proceder com a remoção manual (o melhor para o meio ambiente), certamente podem ser alternativas menos prejudiciais para o solo e os animais que vivem em nossos espaços verdes. Você já as experimentou?