Hábitos errados: 10 coisas que fazemos todos os dias que devemos parar de fazer
Há ações que repetimos com tanta frequência em nossa vida que se tornam hábitos automáticos, que realizamos sem sequer pensar nelas. Carregar o smartphone, dar descarga quando vamos ao banheiro, preparar refeições, colocar comida na geladeira. Quantas vezes já fizemos essas ações, apenas na última semana? Mas temos certeza de que sempre as fazemos da maneira certa?
Certamente existem maus hábitos que se tornaram parte do nosso cotidiano quase sem que percebamos. Listamos 10 hábitos, explicando por que é importante corrigi-los o quanto antes e como fazê-lo.
1. Não limpar a esponja para lavar a louça
As esponjas devem sempre ser limpas regularmente para evitar que os germes se espalhem dentro delas, que podem ser transferidos para os pratos que comemos e todos os utensílios de cozinha. Para evitar qualquer possível proliferação, basta mergulhar as esponjas em água fervente por 5 minutos ou colocar em um recipiente com água no micro-ondas por um minuto. Cada colônia será eliminada e nossas esponjas ficarão perfeitamente limpas e higienizadas!
2. Não abaixar a tampa do vaso sanitário
Ao dar a descarga, é importante se certificar de que você fechou a tampa primeiro. De fato, a água contaminada se mistura com a água limpa e as gotículas e partículas que elas carregam, se tampa estiver aberta ou ausente, podem se depositar em qualquer lugar do ambiente circundante. Até mesmo na sua escova de dentes. Apostamos que você irá se lembrar disso na próxima vez que der a descarga no vaso sanitário, não é?
3. Não medir a massa com a concha de espaguete
Você já se perguntou para que serve aquele buraco na concha de espaguete? Não, a função não é apenas puramente decorativa, mas indica qual é a porção certa de espaguete. Se você sentir falta da balança de cozinha, mas tiver uma concha para espaguete, na próxima vez que você cozinhá-los, meça-os assim: insira-os no orifício da concha até que esteja cheio. Você terá a porção perfeita!
4. Colocar os laticínios na porta da geladeira
A porta da geladeira parece ser o local ideal para guardar ovos e bebidas, inclusive leite e seus derivados. No entanto, as prateleiras da porta são as que apresentam as temperaturas mais elevadas, devido às oscilações contínuas de abertura e fechamento. Produtos sujeitos a maior deterioração, como laticínios e ovos, devem ser armazenados na prateleira inferior e na parte de trás, para manter as condições ideais de refrigeração.
5. Recarregar seu telefone à noite
Carregar o telefone por muito tempo pode sobrecarregar a bateria e arruiná-la prematuramente, segundo os especialistas. Para evitar ter que substituí-lo antecipadamente, carregue o telefone apenas durante o dia e por curtos períodos, desconectando-o assim que estiver totalmente carregado.
6. Armazenar produtos não higienizados em desordem na geladeira
A geladeira é um ótimo ambiente para a proliferação de germes. Ao armazenar os alimentos, deve se certificar, antes de os guardar, de que estejam perfeitamente limpos, incluindo a sua embalagem. Se necessário, substitua as embalagens antes de colocar os alimentos na geladeira. E lembre-se de separar a carne de todos os outros produtos, para evitar contaminação.
7. Colocar papel higiênico na tampa dos WC de banheiros públicos
Quantos de vocês colocam papel higiênico no vaso sanitário antes de usar um banheiro público? Nada poderia estar mais errado: o papel higiênico não ajuda a manter os germes afastados, mas ao absorver a umidade, pode se tornar um ambiente perfeito para sua propagação. Apenas se certifique de que o assento esteja perfeitamente seco e limpo: será a barreira ideal. Se quiser ficar ainda mais seguro, primeiro desinfete com um gel ou spray.
8. Escovar os dentes demais ou de menos
Muitas vezes acaba sendo tão prejudicial quanto escovar pouco. De fato, estudos recentes mostraram que escovar os dentes com muita frequência pode fazer mais mal do que bem. Certifique-se de escovar bem os dentes por 2-4 minutos 2 vezes ao dia, será suficiente para uma higiene bucal adequada. E lembre-se de usar escovas de dentes com cerdas macias e cremes dentais não abrasivos.
9. Adicionar muito detergente à máquina de lavar
A quantidade certa de detergente para adicionar na máquina de lavar está indicada no frasco: qualquer dose que exceda a prescrita não fará com que você obtenha uma roupa mais limpa. Por outro lado, uma quantidade excessiva de espuma cria uma barreira sobre a sujeira e impede que ela seja removida. Faça um favor para as suas roupas e ao meio ambiente: não exagere!
10. Não toque seu rosto com muita frequência
A regra básica de higiene é evitar espalhar germes no corpo. É por isso que não é recomendado durante o dia, especialmente se você não estiver em casa, tocar seu rosto com muita frequência, especialmente seus olhos, nariz e boca. Se você realmente não pode ficar sem fazer isso, primeiro se certifique de ter lavado e higienizado adequadamente as mãos.
Quais desses maus hábitos você tem? Você vai deixá-los depois de lter lido este artigo?