Uso consciente da máquina de lavar louça: economize dinheiro com algumas precauções úteis
Quem costuma usar a ajuda de uma máquina de lavar louça na cozinha sabe que é um eletrodoméstico muitas vezes indispensável, que evita muito trabalho extra e garante resultados que, lavando a louça à mão, são difíceis de obter. Além disso, em comparação com a limpeza manual - principalmente se a louça que se acumula todos os dias e são muitas -, permite controlar melhor o consumo de água, a não ser que se trate de aparelhos muito antigos.
No entanto, também é indiscutível que é um dos aparelhos que mais consomem energia e que, por menor que seja a quantidade de água que utilize em cada ciclo, ainda consome muito cada vez que entra em funcionamento. Mas se você não pode ficar sem ele, como você pode evitar consumir demais?
- A categoria de energia: quanto maior, mais ajudará nas suas contas. As das categorias A, AA e AAA são (progressivamente) as melhores, e têm um custo considerável em relação às demais. É, portanto, um desembolso que nem sempre está ao alcance de todos, mas pode ser considerado como um investimento que amortiza muitos custos extras no futuro. Em qualquer caso, é aconselhável não descer abaixo da categoria B.
- Se for necessário enxaguar a maior parte da sujeira antes de ser colocada no aparelho (o que muitos discordam, existem várias escolas de pensamento!), faça isso tentado usar pouca água da torneira.
- Tenha sempre em mente o contrato de fornecimento de eletricidade para identificar os horários mais brandos.
- Use a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia.
- Não sobrecarregue demais e, sobretudo, encha a máquina metodicamente: deixar espaço entre os objetos também significa fazer com que o sabão e a água circulem melhor e garantir um resultado perfeito, sem precisar "refinar" o trabalho.
- Seja econômico com o detergente: a água fervente faz muito do trabalho sujo!
- Se a sua máquina de lavar louça o permitir, utilize o programa de secagem "airdry", que utiliza ar à temperatura ambiente, sem ter de o aquecer especificamente. Parece que, em comparação com a secagem a quente, usa 15% menos energia.
- Caso contrário, utilizando abrilhantador para obter melhores resultados mesmo sem a fase de secagem a quente, pode abrir a porta assim que a lavagem terminar, deixando entrar o ar exterior e deixando sair imediatamente o vapor que se forma no interior do aparelho.
- Nunca se esqueça de limpar cuidadosamente a máquina de lavar louça e principalmente o filtro, caso contrário comprometerá primeiro a eficácia do aparelho e depois o seu próprio funcionamento.
Manter todas essas indicações em mente a cada lavagem pode economizar muito no consumo no final do ano!