Uma receita muito simples para limpar janelas e fazê-las brilhar com pouco

por Roberta Freitas

03 Outubro 2022

Uma receita muito simples para limpar janelas e fazê-las brilhar com pouco

Às vezes acontece de entrar em um quarto e vê-lo limpo, arrumado e talvez até perfumado, mas se os vidros das janelas estiverem opacos de sujeira, estragam o efeito geral. Pelo contrário, uma sala em condições normais, mas com vidro tão perfeitamente transparente que parece invisível, dá imediatamente uma maior sensação de limpeza.

Sejam os resíduos deixados pelas gotas de chuva, a sujeira atmosférica ou as auréolas que sobraram da última limpeza, muitas vezes nos encontramos olhando para as vidraças e pensando que elas realmente deveriam ser lavadas. E existem muitos métodos para fazer isso, até mesmo usando métodos de faça você mesmo. Mas e se você não encontrar os vários ingredientes que precisa em casa? Não se preocupe, é muito provável que você já tenha tudo o que precisa ao seu alcance.

Pexels

Pexels

O que você vai precisar:

  • um balde ou bacia;
  • sua ferramenta favorita para alcançar bem todos os cantos do vidro, seja um simples pano ou uma vassoura ou esfregão, com o pano adequado montado nele.
  • 2 colheres de sopa de detergente para louças
  • bastante água quente (pelo menos dois litros)
  • (opcional) abrilhantador para máquina de lavar louça (uma colher de sopa)
  • um ou dois panos macios

Como proceder

1. Misture bem todos os ingredientes no balde.
2. Molhe um pano com um pouco de água, sem torcer muito. Passe-o no vidro, principalmente na parte externa, para cobri-lo com um véu de água. Alternativamente, para as janelas externas, você pode usar um pouco de água do jardim, diretamente com a mangueira.
3. Com o outro pano (ou a vassoura enrolada no pano) aplique a solução preparada na bacia sobre o vidro, atingindo bem todos os cantos e esfregando para remover todos os vestígios de sujeira persistente. Há quem use a vassoura diretamente, se ela tiver cerdas macias, desde que não esteja muito suja.
4. Enxágue (com a mangueira ou outro pano conforme apropriado).
5. Deixe secar.

Se desejar, você também pode usar um rodo para remover imediatamente o excesso de água e secá-lo primeiro para não correr o risco de deixar estrias devido ao calcário na própria água.

Evite sempre lavar as janelas que naquele momento estejam diretamente atingidas pelos raios solares.

O abrilhantador é uma adição útil, mas você pode simplesmente dissolver um pouco de detergente em bastante água quente e usar a mistura também com um borrifador!