Sobrou terra nos vasos? Você pode reutilizá-la para não precisar comprar de novo
Se você gosta de jardinagem, certamente há pelo menos um canto da sua casa ou varanda onde você pode colocar vasos sem uso, sacos de terra e tudo o que você precisa, mas não deve ficar à mostra. Nessas áreas da casa que só nós conhecemos e vivemos, muitas vezes também há vasos de plantas que não sobreviveram, mas também os vasos de todos aqueles variedades sazonais, decorativas ou de jardim, que chegaram ao fim do seu ciclo de vida.
O que nos deixa com muitos recipientes, mais ou menos grandes, cheios de terra. O que fazer com ela? Em muitos casos, pode ser reutilizada, para que você não precise procurar e comprar mais quando precisar!
via gardeningknowhow
Creativo
Se o solo estiver nesse vaso por muito tempo, será necessário esterilizá-lo para evitar que fungos ou doenças se espalhem para as novas plantas. No entanto, se você tem certeza de que havia uma planta que morreu justamente por causa de alguma doença em particular, é melhor ser cauteloso e jogar fora a terra.
Para esterilizar o solo você pode:
- Usar o vapor: há quem use vaporizadores de pressão, despejando neles pelo menos dois litros de água e depois colocando uma bandeja com o solo (no máximo 10 cm de espessura) por cima, onde o vapor o atinge. O processo dura de 15 a 30 minutos a partir do momento em que o dispositivo fica sob pressão. Caso contrário, para usar uma panela normal, coloque três ou quatro dedos de água, depois uma grelha fumegante para colocar a bandeja com a terra, coberta com papel alumínio, e ferva por 30 minutos. Em qualquer caso, deixe esfriar completamente antes de tocar o solo.
- Usar o forno: cuidado, altas temperaturas podem queimar a terra. Também neste caso, não exceda 10 cm de espessura do solo em sua bandeja, cubra com papel alumínio, coloque um termômetro de alimentos no centro e cozinhe a 89-90° C por no máximo 30 minutos. Nunca exceda essas temperaturas, ou você pode criar toxinas prejudiciais. Deixe esfriar antes de usar.
- Utilizar o micro-ondas: nesse caso é necessário utilizar recipientes com tampas (perfuradas) próprios para cozinhar no micro-ondas. Considere 90 segundos de cozimento para cada kg de solo. Deixe esfriar antes de usar.
- Aproveitar o sol: é a coisa mais fácil. Coloque a terra em sacos de lixo resistentes e grossos e deixe no local mais ensolarado do seu jardim ou varanda por semanas ou até meses. O importante é não molhar.
Uma vez eliminados quaisquer patógenos, o solo estará seguro, mas também pobre: esses procedimentos também o privam de nutrientes. Por isso, antes de usá-lo, misture-o sempre com substâncias que o enriqueçam, como composto, húmus de minhoca, etc.
Com um pouco de atenção, você terá um recurso renovável que evitará a pressa de comprar novos sacos de terra!