Crassula ovata, a "planta do dinheiro": saiba como cuidar dela

por Roberta Freitas

05 Outubro 2022

Crassula ovata, a "planta do dinheiro": saiba como cuidar dela

Há belas plantas que requerem o cuidado paciente de quem entenda muito de jardinagem, e há belas plantas que prosperam até mesmo nas mãos de quem não é tão hábil. Uma delas é a Crassula ovata, um tipo de suculenta mais conhecida como "árvore do dinheiro" ou "árvore de jade".

Tem uma aparência curiosa, como a de uma árvore em miniatura (mas pode se tornar um arbusto respeitável!), com troncos grossos e lenhosos e depois folhas redondas e carnudas. A capacidade de trazer sorte e prosperidade é atribuída à crassula ovata, e essa é a razão do nome e de sua fortuna. Esta é uma crença generalizada na China e depois no resto do mundo, embora seja uma planta suculenta nativa da África.

Fácil de cultivar e rápida no crescimento, essa planta merece um lugar na sua casa!

Creativo

Creativo

  • Temperaturas: a crassula prospera entre os 15 e 24 graus, e é bom que as temperaturas não caiam abaixo de 10 graus. No entanto, ainda pode tolerar um pouco mais de frio, mesmo que apenas por curtos períodos.
  • Exposição: precisa de muita luz, por isso coloque-a onde possa desfrutar de algumas horas de sol durante o dia. Onde está muito frio, no entanto, é bom recolhê-la dentro de casa até o final do inverno e retirá-lo novamente com a primavera.
  • Rega: sempre deixe o solo secar completamente antes de regar mais. A frequência, portanto, é diferente dependendo do clima e da época do ano. De qualquer forma, evite água parada.
  • Solo: como muitas outras suculentas, a crassula precisa de um solo bem drenado, então pegue (ou prepare) aquele adequado para suculentas ou cactos.

Outra característica interessante dessas plantas é a facilidade de propagação: são de fato daquelas espécies que podem ser multiplicadas mesmo a partir de uma folha e não apenas com o corte dos galhos. Na verdade, você só precisa inserir uma folhinha, retirada intacta da planta com a ajuda de uma lâmina esterilizada, diretamente em uma bandeja (ou jarra) com o tipo certo de solo,que dever ser sempre mantido minimamente úmido. Você notará que produzirá raízes e brotos, e quando as raízes forem grandes o suficiente, você poderá mover tudo para um vaso separado. As folhas também podem produzir novas plantas com hidrocultura.

Você já cuidou de uma planta do dinheiro em casa?