Limpando a moka: as dicas para mantê-la em perfeitas condições por mais tempo
A energia necessária para começar o dia, o ritual matinal em casa ou no bar, a bebida que você toma por prazer ou para ajudá-lo a encontrar a energia necessária para estudar e trabalhar até o final do dia, a xícara que é bebida na companhia de colegas ou convidados: nestas e em muitas outras ocasiões a bebida protagonista é o café.
Na Itália é muito comum a utilização da moka para fazer o café e, se tivermos uma, significa que provavelmente a usamos com frequência, considerando também as infinitas variedades de café que podem ser preparados nela, e também a cevada, ginseng e assim por diante. Mas temos certeza de que a limpamos bem todas as vezes? E que a mantemos da melhor forma para que funcione perfeitamente e a tenhamos conosco por muito tempo?
Creativo
Não que seja um acessório de cozinha que exija esforços especiais, mas ainda merece atenção antes, durante e após cada uso e, ocasionalmente, até um pouco mais de tempo para dedicar a uma limpeza completa.
Após cada uso
Espere esfriar e lave bem todas as partes, principalmente ao redor da borda externa da caldeira, a borda inferior e a válvula. Não deixe nenhum resíduo de café no selo ou no interior da xícara superior. Lavar com um pouco de detergente e insistir nessas áreas com uma esponja é mais que suficiente. Se a água de casa estiver dura, limpe-a imediatamente com um pano seco para evitar depósitos de calcário.
Limpeza semanal
Recomendamos uma limpeza toda semana (mas se você usar pouco, pode diminuir, até a cada duas ou três semanas) com base em vinagre branco diluído em água. Você colocará apenas 30 ml em uma tigela de água, grande o suficiente para conter todas as peças (exceto a vedação de borracha), e deixar de molho por 20 minutos antes de lavar e enxaguar como de costume. Se você quiser fazer um trabalho completo, pode acompanhar tudo com a preparação de um "café falso", ou seja, usando apenas água na caldeira e sem café no filtro, para limpar até dentro da máquina.
As vedações
Elas escurecem gradualmente com o uso, e se isso te incomoda você pode, apenas ocasionalmente, esfregar um pouco de suco de limão. No entanto, como é de borracha, e entre o uso e a limpeza (principalmente essas com substâncias ácidas), elas se danificam, ao perceber que está escura ou fina, jogue-a fora e substitua. Muitas vezes, isso é tudo que você precisa para voltar a tomar um café da moka delicioso.
Contra calcário
A técnica do café falso também é útil para remover o calcário dentro da moka mas, nesse caso, na água colocada no tanque, você terá que dissolver meia colher de chá de ácido cítrico ou uma colher de sopa de vinagre branco. As mesmas substâncias ajudam a remover as manchas de calcário do lado de fora e serão aplicadas esfregando com uma esponja macia.
Cuide da sua moka e você a fará durar muito tempo!