3 exercícios perfeitos para eliminar a barriga e os pneuzinhos
Barriga e pneuzinhos são, ao que parece, a preocupação de muitos. A gordura abdominal parece ser a mais comum entre aqueles com problemas de peso e a mais difícil de eliminar. Envolve o acúmulo de gordura visceral que certamente é a mais prejudicial à saúde. Mesmo para quem não se importa muito com o fator estético, portanto, é sempre bom eliminá-la.
Um corpo esguio e tonificado, principalmente na barriga e nos quadris, é agradável de se ver mas, acima de tudo, tem mais chances de se manter saudável. Para isso, bons hábitos passam por uma alimentação saudável e equilibrada, uma vida ativa e, quando o problema persistir, exercícios direcionados.
Há tantos tipos de exercícios que são adequados. Em geral, porém, existem três tipos de exercícios “curingas” que trazem benefícios infinitos para essa área do corpo: a prancha lateral, o crunch e os exercícios com a roda abdominal.
A prancha lateral, também chamada de side plank, é uma variação da prancha frontal clássica. Traz consigo uma quantidade incrível de benefícios para todo o corpo, mesmo que envolva principalmente os grupos musculares da região abdominal, beneficiando-os particularmente. Para executá-lo:
- Posicione-se deitado de lado, em um colchonete.
- Mantendo o cotovelo e o antebraço firmemente no chão, levante a pélvis até a linha com a cabeça, ombros e coluna.
- Também mantenha as pernas retas com os pés apoiando o resto do corpo e forme uma linha diagonal perfeita.
- Neste ponto a prancha pode ser estática ou dinâmica. No primeiro caso, a posição é mantida por algum tempo treinando os músculos, enquanto no segundo caso é alterado um levantamento e um retorno ao solo da pelve. De qualquer forma, os resultados são ótimos.
O outro exercício clássico para tonificar o abdômen e perder gordura é o crunch. Também neste caso existem várias versões. Geralmente é realizado deitado de costas sobre um colchonete, com as pernas dobradas formando um triângulo. Para garantir que a área dos chamadas "pneuzinhos" seja trabalhada, faça o exercício da seguinte forma:
- Deite-se sobre um colchonete e assuma uma posição de equilíbrio sobre a pelve, levantando ambas as pernas dobradas em triângulo e a cabeça e as costas.
- Traga os braços para a frente juntando as mãos.
- Comece a dobrar e endireitar as pernas sincronizando seus movimentos com os do tronco, que sobe e desce ao mesmo tempo.
- Quando estiver com os joelhos dobrados e o tronco levantado, junte as mãos em ambos os lados dos joelhos, flexionando o tronco e trabalhando a parte que precisa tonificar.
Um último tipo de exercícios particularmente adequado para a área de que falamos são os feitos com a roda abdominal. O principal é um exercício de barriga para baixo. No começo pode ser um pouco difícil de fazer, mas com um pouco de treino será mais fácil:
- Descanse os joelhos no tapete enquanto segura a roda colocada à sua frente com as mãos.
- Mantenha os braços retos, formando uma linha reta com o corpo, dos joelhos à cabeça.
- Contraindo os músculos do abdômen e das nádegas, leve lentamente a roda para a frente, afastando-a do corpo e mantendo os braços e as costas retos.
- Inverta o movimento, retorne à posição inicial e assim sucessivamente, fazendo várias repetições.
Esses exercícios são, obviamente, apenas para informações e conhecimento, para lhe dar uma ideia dos exercícios e treinos adequados para a zona do corpo das quais falamos. É aconselhável que você entre em contato com um especialista para realizar os exercícios que descrevemos brevemente da melhor maneira possível e nas quantidades certas. Um personal trainer irá aconselhá-lo, especificamente, quais são os mais adequados para você e ajudá-lo a realizá-los sem riscos.
Boa malhação!