Orquídeas saudáveis e exuberantes: por que as cascas de banana não são indicadas como fertilizante?
Entre os cuidados a dedicar às nossas plantas está também a adubação, e muitas vezes é recomendado, para evitar o recurso a fertilizantes químicos, a utilização de bananas. Embora as cascas de banana, por serem muito ricas em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, sejam amplamente utilizadas como adubo orgânico, no caso das orquídeas nem sempre são indicadas principalmente por 3 motivos:
1. As peles atraem naturalmente formigas e pulgões, que podem parasitar a planta;
2. O etileno contido nas bananas que acelera o crescimento das plantas;
3. Um fungo que cresce na água das cascas de banana que pode grudar nas orquídeas e danificá-las.
Apesar dessas desvantagens, no entanto, a banana continua sendo um excelente fertilizante graças à sua relação NPK (relação entre os teores de nitrogênio, fósforo e potássio) que tem muito potássio, uma substância muito concentrada nas cascas que as torna um excelente fertilizante também para orquídeas. Então vamos ver os métodos recomendados, com as vantagens e contraindicações.
1. Cascas de banana embebidas em água
Este método consiste em mergulhar as cascas de banana cortadas em quadrados em água e deixá-las macerar por uma semana. A água agora terá uma cor marrom escura, às vezes com bolhas na superfície devido à fermentação, e será rica em potássio dissolvido. Depois de filtrar a mistura retirando as cascas, adicione 1 parte da mistura para 2 partes de água e use para regar as plantas.
A razão pela qual esse método é contraindicado em orquídeas é a fermentação: na verdade, é devido a microrganismos que criam um ambiente que favorece a proliferação de fungos. Sendo as orquídeas plantas mantidas com alta umidade, o fungo será então difícil de eliminar.
2. Cascas de banana no vaso
Outro uso é simplesmente inserir cascas de banana dentro dos vasos, sob o solo. A lenta decomposição das cascas liberará os minerais que contêm, enriquecendo assim o solo e nutrindo as plantas. Além dos possíveis maus cheiros liberados pelas cascas em decomposição, esse método não é aplicável às orquídeas devido ao etileno liberado no solo junto com os demais elementos. Enquanto muitas plantas podem se beneficiar do crescimento acelerado, as orquídeas, como plantas de crescimento lento, podem ser fortemente afetadas por esse efeito.
Além disso, a presença de material em decomposição dentro do vaso poderia atrair as formigas e então seria difícil se livrar delas.
3. Cascas de banana secas e pulverizadas
O último método é o mais seguro para as orquídeas: as peles devem ser secas ao sol ou no forno e depois reduzidas a pó. Na hora de regar as plantas será suficiente adicionar o pó à água para fertilizar as plantas. A quantidade de potássio dentro da casca seca pode ser um pouco menor do que a da casca fresca, mas certamente não terá contraindicações.
As cascas de banana são fertilizantes sim, mas com orquídeas temos que ter mais atenção com os métodos faça você mesmo!