Você quer tonificar seu abdômen em algumas semanas? Experimente os abdominais reversos!

por Roberta Freitas

16 Outubro 2022

Você quer tonificar seu abdômen em algumas semanas? Experimente os abdominais reversos!

Quem não gostaria de um abdômen reto e esculpido? Para muitos de nós, infelizmente, não passa de uma vã ilusão: uma forma física perfeita exige muito esforço e empenho constante e a maioria joga a toalha depois de apenas alguns dias pelo cansaço e desconforto nas costas e pescoço que os abdominais podem causar.

Nem todos sabem que existe uma maneira mais fácil e menos dolorosa de exercitar o abdômen. É uma prática que, se feita de forma consistente e diligente, permitirá alcançar excelentes resultados em apenas algumas semanas de treino e que você pode aprender a dominar imediatamente, evitando todos os incômodos dos abdominais clássicos: os abdominais reversos. Vamos descobrir juntos o que é e como fazer.

Fitprime/YouTube

Fitprime/YouTube

O exercício dos abdominais reversos é como um crunch tradicional, mas realizado, na verdade, ao contrário, ou seja, movendo o púbis em direção ao peito. Dessa forma, todos os músculos do abdômem são treinados: reto, transverso, oblíquos e iliopsoas.

  • Começamos na posição supina, deitados no chão em um tapetinho. Os braços ficam estendidos para os lados com as palmas das mãos no chão, para dar estabilidade. As pernas são paralelas e ligeiramente dobradas.
  • Ao expirar, levante as pernas ao mesmo tempo, flexionando os joelhos para formar um ângulo de 90°.
  • Mantendo a posição fixa, contraia os abdominais levantando a pelve em direção ao esterno, depois dobre os joelhos em direção ao peito, com as pernas paradas e apontando para cima.
  • Depois de atingir o máximo da contração, retorne à posição inicial inspirando e tomando cuidado para não arquear a região lombar.

TrainingPedia/YouTube

TrainingPedia/YouTube

Este exercício inclui diversas variações dependendo do nível de treino: o desempenho no solo é o mais indicado para iniciantes, mas os mais experientes podem realizá-lo no banco, banco inclinado, barras paralelas ou fitball. Também é essencial neste exercício estar atento a alguns pequenos erros que, no entanto, também podem causar aborrecimentos bastante importantes.

  • O púbis e o esterno devem manter uma posição correta, de modo a se aproximarem com um movimento sobre o reto abdominal, sem dobrar excessivamente os quadris;
  • O movimento deve ser fluido e lento, sem elevar excessivamente a pelve; desta forma você irá evitar deslocar a carga para as costas, com possível desconforto na zona lombar;
  • Não exagere no treinamento - é desnecessário e pode ser prejudicial. A execução correta e a constância são suficientes para alcançar os resultados desejados, deixando sempre tempo para o corpo descansar e para a regeneração das fibras musculares.

Por fim, se lembre de que os abdominais por si só não serão suficientes para atingir um objetivo de perda de peso: esses exercícios são, de fato, muito úteis para tonificar os músculos garantindo maior estabilidade e equilíbrio, mas para perder peso devem estar associados a uma dieta saudável e equilibrada.