Kakebo: do Japão uma técnica engenhosa para economizar

por Roberta Freitas

29 Outubro 2022

Kakebo: do Japão uma técnica engenhosa para economizar

É muito comum você tentar economizar sem conseguir, ou não conseguir sempre que necessário. Acabamos inventando qualquer coisa para colocar algum dinheiro na poupança que nos permita pensar no futuro com serenidade ou para pagar por algo que desejamos muito. Nos tempos antigos, tudo era marcado, cada entrada e cada saída.

É justamente nessa direção que vai o método japonês do Kakebo, uma técnica para economizar dinheiro que, se seguida constantemente, promete resultados realmente ótimos. Continue lendo e mostramos como funciona.

Pixabay

Pixabay

Se seguido e praticado corretamente, parece que esse método permite economizar até 35%. Kakebo se traduz como "livro de contas da casa". É uma técnica inventada por um jornalista japonês no início do século XX e que consiste, na verdade, em manter um caderno (ou diário) das contas, anotando as entradas e saídas, para evitar desperdícios e economizar. Ele pode ser ajustado através das etapas que ilustramos abaixo:

  • Pegue um caderno, bloco ou agenda, de preferência grande, e comece anotando toda a sua renda do mês. Você pode fazer isso facilmente criando quatro colunas, uma para cada semana, nas quais você inserirá o salário mensal que você tem certeza, escrito com uma cor, e qualquer renda extra escrita com outra cor.
  • Crie outro diagrama ou tabela com mais quatro colunas, onde você iirá colocar quanto pretende economizar em cada semana do mês.
  • Portanto, preencha outro diagrama, sempre com uma coluna por semana, onde você pode anotar todas as despesas fixas que tem naquele mês, como aluguel, contas e afins.

Pixabay

Pixabay

  • Ao subtrair do valor ganho em um mês o conjunto de despesas fixas mais o que você deseja economizar, você terá o valor que poderá gastar naquele mês.
  • Este valor deve, por sua vez, ser dividido em quatro categorias: o que você gasta em alimentação, remédios e roupas, o que você gasta em cultura e educação, o que você gasta em entretenimento e o restante que diz respeito a todas as despesas que não pertencem às categorias anteriores.

Ao fazer isso, você poderá acompanhar tudo o que entra e sai da sua conta e logo perceberá como fica mais fácil, dessa forma, guardar dinheiro. Daqui para frente você se tornará mais consciente de seus hábitos e economizar será cada vez mais fácil. Obviamente, seguindo essa lógica, você pode ajustar os esquemas como achar melhor, com base no seu método organizacional. O importante é que as coisas a serem observadas sejam essas.

O que você está esperando? Corra e experimente, pode ser o ponto de virada da sua vida!