Há quanto tempo você não os substitui? Descubra 7 itens que você deve trocar periodicamente
No dia a dia fazemos uso de uma infinidade de objetos e acessórios para dar conta das mais díspares tarefas, e muitos desses itens nos acompanham por meses ou até anos. Talvez também façamos um uso moderado deles, ou nos preocupemos com sua manutenção da melhor maneira, mas nem sempre vê-los ainda intactos e funcionando significa que ainda não é hora de descartá-los e substituí-los por novos.
Os materiais de que são feitos e as substâncias com as quais entram em contato, de fato, geram reações e alterações dos objetos que podem comprometer sua higiene e segurança para nossa saúde. Este é o caso de recipientes para alimentos, acessórios de cozinha e muito mais. Conheça alguns deles abaixo.
Escova de cabelo
A primeira coisa a lembrar é que escovas, assim como pentes de todos os tipos, devem ser lavadas com cuidado e não apenas liberadas dos cabelos que permanecem nelas, e para isso existem vários métodos. Isso garante uma melhor higiene do couro cabeludo e dos cabelos, o que também ajuda a vê-los mais saudáveis e bonitos.
No entanto, por mais que nos dediquemos a manter estes acessórios em excelentes condições, sempre chega a altura de os substituir, e parece que a vida média de uma escova ronda os 12 meses!
Esmalte para unhas
Há indicações na embalagem dos esmaltes que nos dizem quantos meses após a abertura eles devem ser jogados fora. Geralmente, no entanto, eles não devem ser mantidos por mais de um ano ou um ano e meio. E se você notar algum sinal de descoloração, pigmentação ou alteração de textura, é melhor jogá-los fora ou usá-los para atividades criativas!
Cortina do chuveiro
As cortinas de chuveiro estão em constante contato com a água, cercadas de umidade mesmo quando ninguém está tomando banho, e depois ficam sujas com resíduos de sabão, cabelos e muito mais. Portanto, elas devem ser lavadas com cuidado periodicamente e, após um ano, é aconselhável trocá-las.
Tapetes de ioga e ginástica
Existem muitos tipos diferentes, dependendo dos materiais com os quais são feitos e da qualidade da produção, mas se forem usados com frequência, ficam encharcados de suor e sujeira e devem ser lavados com frequência. Novamente, é recomendável substituí-los após um ano ou mais.
Bloco de facas de cozinha
Muitos de nós guardamos nossas facas de cozinha em blocos de madeira, enfiando as lâminas nas rachaduras da madeira. Geralmente, as lâminas estão limpas quando entram, mas podem não estar completamente secas, ou poeira e migalhas de comida entram nos orifícios de onde não saem mais. Aqui, então, é que o mofo e a sujeira arruínam a madeira e não podem ser eliminados. Assim que forem notadas manchas de mofo ou bolor, o porta-faca deve ser substituído.
Recipientes de plástico para alimentos
Esses itens devem ser evitados, já que qualquer tipo de plástico contamina os alimentos e, portanto, o nosso corpo, ainda mais se esses recipientes forem aquecidos no micro-ondas. No entanto, a duração do uso não deve exceder 12 meses.
Tábuas de corte de plástico
Um argumento semelhante se aplica a estas também, ainda mais porque, assim que são usadas, são arruinadas pelos cortes causados pelas lâminas, nas quais espreitam bactérias e germes deixados pelos alimentos. É aconselhável usar tábuas de corte de plástico apenas para frutas e legumes, e não para carnes, peixes, frios e salames (para os quais o metal é melhor), e lavá-las com cuidado, substituindo-as após um ano ou até antes.
Você sabia dessas "datas de validade"?