Repintar os móveis da cozinha: dicas úteis para um trabalho perfeito, mesmo com o bricolage
Com o tempo, até os móveis mais bonitos e amados podem nos cansar, e os móveis de cozinha não são exceção. Talvez no momento da instalação estávamos realmente convencidos daquele modelo, daquela cor de madeira, mas depois com a mudança do gosto estético, assim como das modas também em termos de design de interiores, esses móveis de parede parecem antigos e chatos.
Mas o que fazer quando você não quer ou não pode renovar todos os móveis da cozinha? Quando talvez ainda esteja em excelentes condições, mas você ainda sente a necessidade de modernizar o visual da cozinha? A resposta é simples: considere repintar seus móveis com um tom diferente e, com um gasto mínimo, transformará a aparência de um ambiente inteiro.
Ligar para profissionais às vezes tem um custo proibitivo, mas com o faça você mesmo você pode conseguir resultados semelhantes: basta ter em mente uma série de dicas valiosas.
Antes de mais nada, se arme com paciência, porque um trabalho bem feito não pode ser apressado; mas também de espaço: libere uma parte de algum cômodo ou um ambiente inteiro onde você possa trabalhar tranquilamente para quando tiver que lixar e pintar, sem tropeçar em muitos objetos ou móveis ao redor. Além disso, se houver espaço, quando você estiver lixando, o pó produzido não acabará nas peças já pintadas nas proximidades!
Escolha também os melhores tipos de produtos, incluindo primers, tintas, acabamentos, pincéis e rolos: é melhor investir nessas compras do que ficar com móveis feios.
Vamos revisar rapidamente as etapas essenciais deste trabalho faça você mesmo:
1. Desmonte todas as peças de cada móvel e reúna todas as ferramentas necessárias. Nesta fase é importante rotular cada peça de cada unidade para que você saiba onde vai cada porta, prateleira e similares.
2. Limpe bem os móveis: tire a maior parte da sujeira seca e depois desengordure.
3. Lixar a madeira: seja natural ou já lacada, a madeira do móvel é tratada com um acabamento que a sela, e pintar diretamente sobre isso é a receita para um trabalho mal feito. Portanto, é necessário remover cuidadosamente a pátina da superfície e fazer isso duas vezes. A primeira remove tinta ou selos, a segunda, com meios mais delicados, alisa a superfície para que ela esteja pronta para receber todos os tratamentos posteriores.
4. Use massa de madeira para reparar quaisquer arranhões e rachaduras. Deixe secar, depois lixe suavemente para remover a aspereza e aspire todos os resíduos.
5. Aplique uma camada de primer. Mesmo depois disso, como com a massa, você terá que lixar e aspirar antes de passar para a tinta colorida.
6. Tinta: use os rolos de esponja para grandes superfícies e pincéis para todos os embutidos, trabalhados ou lugares estreitos.
7. Mantenha as janelas abertas e quem sabe se sirva de ventiladores para garantir uma boa ventilação do ambiente, caso trabalhe dentro de casa.
8. Seja paciente ao aguardar os tempos de secagem indicados nas tintas antes de prosseguir para a segunda (ou posterior) demão e antes de remontar tudo.
9. Se necessário, passe para os produtos de acabamento.
10. Quando tudo estiver perfeitamente seco, você pode remontar cada peça.
Pronto para tornar os móveis de cozinha irreconhecíveis?