Decorações horríveis: erros de design de interiores e horrores a serem evitados

por Roberta Freitas

05 Novembro 2022

Decorações horríveis: erros de design de interiores e horrores a serem evitados

Há erros que não devem ser cometidos ao mobiliar uma casa considerada agradável. É verdade, claro, que "de gustibus non disputandum est" (em suma, cada um tem seus gostos) e que cada um deve ser livre para mobiliar e decorar sua casa como bem entender. Mas também é verdade que existem modas amplamente passadas e padrões de beleza objetivos que não podem ser ignorados se você deseja ter uma casa considerada de bom gosto ou, em qualquer caso, esteticamente agradável.

No entanto, não faltam exemplos de casas decoradas de maneira absurda. Se você não acredita e não tem experiência direta com esses casos, confira os que coletamos abaixo.

Um assento sanitário muito kitsch, repleto de várias decorações, não tem razão de existir no banheiro de um apartamento que pode ser definido como requintado e de bom gosto.

Da mesma forma, um banheiro barroco feito de mármore policromado e acabamentos dourados, como se você morasse em uma casa do século XIX, só pode ser considerado um pouco excessivo.

No emaranhado de fotos, entre quadros com assuntos improváveis ​​jogados ao acaso na parede e objetos de diferentes estilos sempre escolhidos sem nenhum critério, não há nada que possa ser chamado de decoração. Parece apenas um conjunto de coisas agrupadas aleatoriamente que criam algo bastante cafona.

A cabeça de um veado empalhado é típica de uma certa forma de decoração, especialmente algumas casas rústicas e cabanas de montanha. No entanto, é uma prática bastante anacrônica e antiquada, sem contar que realmente impressiona.

O que podemos dizer sobre bonecas de porcelana? Houve algumas décadas durante as quais exibi-las em ambientes fechados era realmente elegante. Hoje não é mais assim e, quando você não escolhe aquelas mais agradáveis ​​aos olhos, o resultado pode ser realmente arrepiante.

Mesmo esta cozinha estilo "Corte da França na época do Rei Sol" é barroca demais para quem vive no século 21.

E aqui está uma cama que teria sido exagerada já nos anos 80, imagina hoje. Defini-la kitsch é provavelmente um eufemismo.

Você escolheria um desses estilos decorativos e de mobiliário para sua casa?