Não quer que o alho brote? Use um truque simples
Cada dente de alho que temos na cozinha tem a capacidade de dar vida a uma nova planta, e de fato terá acontecido a todos de pegar um dente comprado dias ou semanas antes e descobrir que, se não estiver arruinado, produziu um broto verde, às vezes bem grande.
Quanto maior o broto, menos polpa comestível será deixada no próprio alho e, embora comer alho germinado não seja tão ruim para sua saúde quanto você pensa, também é verdade que o sabor pode não ser o mesmo. Portanto, se você quiser conservar o bulbo pelo maior tempo possível, retardando o aparecimento dos brotos, terá que prestar atenção em como armazenar o alho na cozinha. Continue a ler para saber mais.
Entre os métodos mais populares, podemos citar:
- Congele o alho, mas depois de limpar cada dente. Eles serão usados diretamente nas etapas de cozimento, sem esperar que descongelem.
- Se você usá-lo com frequência e em grande quantidade, pode descascá-lo e guardá-lo na geladeira.
- Caso contrário, mantenha-o à temperatura ambiente de qualquer maneira, em recipientes aerados (pequenas tigelas com furos ou sacos de malha).
- Você pode até desidratar: descasque cada dente e corte-os ao meio no sentido do comprimento, depois use um secador ou coloque cada pedaço em uma assadeira por 2 horas a 60° C, depois baixe para 55° C por mais 4 ou 6 horas. Uma vez desidratado, mantenha-o em recipientes herméticos à temperatura ambiente.
Se, por outro lado, o alho for seu, recém-colhido, ou se você o comprou fresco, pegue cada bulbo e arrume-os em uma bandeja bem espalhada. Coloque tudo em um lugar fresco e seco e espere uma semana.
Você notará que a pele externa fica cada vez mais fina e seca, como papel muito fino, e toda a sujeira restante também sairá facilmente. É hora de cortar as folhas, deixando apenas dois ou três centímetros do bulbo. Corte também as raízes que brotam na parte inferior.
Limpe bem o alho sem danificá-lo e guarde-o em um saco perfurado, como aquelas redes de compras, de preferência em local fresco que não desça abaixo de 10 graus.
Você já experimentou alguma dessas dicas?