Água de cozimento da massa: saiba por que você não deve jogá-la fora
A água é um recurso muito precioso que todos devemos aprender a valorizar cada vez mais, e as precauções úteis neste sentido passam sobretudo pelos usos diários. Desde o banheiro, à limpeza da casa até à cozinha, há muitas formas de ter cuidado para não usar água em excesso... E há também alguns truques que permitem reciclar a que, de fato, já foi utilizada. Por exemplo, na cozinha, com a água do cozimento da massa.
Quando temos que cozinhar qualquer quantidade de macarrão, na verdade, acabamos usando em média pelo menos um litro de água, que acaba 99% no ralo da pia. Muito disso, no entanto, poderia ser - pelo menos ocasionalmente - recuperado. Descubra de que maneira lendo mais.
Muitas receitas nos dizem para guardar algumas colheres, ou até mais, de água de cozedura da massa: normalmente, de fato, é reaproveitada para bater os molhos e caldos com os quais a massa é temperada. Mas o que fazer com toda a outra água que fica nas panelas? Ocasionalmente, você pode considerar usá-la das seguintes maneiras:
1. Para desengordurar pratos que devem ser lavados à mão. A água do cozimento é mais densa que a água normal, pois contém o amido liberado pela própria massa. Além disso, usá-la ainda quente evita ter que usar muito sabão para remover sujeiras gordurosas da louça. Basta despejá-la em uma pia ou bacia e deixar os pratos de molho. Uma grande economia de muitos produtos, inclusive água!
2. Para deixar legumes de molho. A água do cozimento do macarrão é salgada e o fato de conter amido não danifica o grão de bico e outras leguminosas. Então, por que não usar ela (quando esfriou) em vez de água fresca para mantê-los de molho? Você precisará usar água nova apenas para cozinhar.
3. No caso de alimentos que você deseja cozinhar no vapor, a água salgada da massa está bem!
4. Se precisar preparar caldo, ou algum molho imediatamente após o preparo do macarrão, use essa água do cozimento. Eles terão uma textura rica e agradável.
5. Qualquer receita salgada que envolva adicionar água a massas que contenham farinha pode ser a ocasião certa para usar a água do cozimento da massa. No caso, por exemplo, de produtos fermentados como pão, mas também quando se quer divertir com a massa salgada.
Atenção: às vezes recomendam usá-la para plantas, mas não é bom. O fato de conter sal em seu interior, talvez até em quantidades consideráveis, pode de fato arruinar seus espécimes.
De que maneiras você reaproveita a água do cozimento do macarrão?