Reduza custos nas suas contas: veja 7 dicas que sempre são úteis
Se pararmos para pensar em quantas atividades e objetos que precisamos todos os dias consomem diversa energia e recursos, é difícil não ficar um pouco impressionado. Eletrodomésticos essenciais que estão em operação contínua, como geladeiras e freezers, além daqueles que funcionam sazonalmente por muitas horas (ar condicionados, ventiladores, desumidificadores). E depois os que servem para a gestão normal das tarefas domésticas, como a máquina de lavar roupa.
Onde e como o consumo pode ser reduzido? Você não pode fazer cortes drásticos sem enormes sacrifícios, mas também é possível obter resultados satisfatórios com pequenas medidas que não afetam muito a qualidade de vida. Aqui estão alguns deles para ter em mente.
Quando cozinhamos algo, é bom cobrir sempre com uma tampa: desde levar a massa a ferver, até cozinhar vários pratos, se as panelas forem tapadas (mesmo que deixando pouco espaço, para aqueles que não podem ser completamente fechados, sob pena de estragar as receitas), aceleram os tempos de cozedura, o que se traduz em um menor consumo de energia, quer seja gás ou electricidade.
As venezianas: quando está calor temos que refrescar os ambientes, e nada é tão agradável como os ares condicionados, que no entanto consomem muita energia. Vamos nos ajudar a usá-los menos nos dias mais quentes, blindando as janelas - mais do que com cortinas - com venezianas altamente refletivas.
Manutenção de eletrodomésticos, principalmente a secadora (mas não só!): qualquer aparelho destinado a limpar a casa, roupas e assim por diante, geralmente possui filtros para coletar a sujeira mais fina, aquela que não é transportada para outro lugar, mas nem mesmo deve acabar nas engrenagens ou de volta em casa. No caso da secadora, por exemplo, é preciso limpar com frequência o filtro. Mas aqueles da máquina de lavar roupa ou louças também devem ser limpos com frequência. Quanto mais eles estiverem livres de obstruções, menos o aparelho terá que “lutar” para fazer o seu trabalho.
Falando em secadora, você pode agilizar os programas usando as bolinhas que separam as roupas para deixar mais ar passar, e elas também ficarão mais macias!
Você gosta de beber chá com frequência? Em vez de chaleiras de fogão, e ainda melhores que micro-ondas, são as chaleiras elétricas - usam muito menos energia do que outras para aquecer a água!
Adquira o hábito de agrupar os plugues de alimentação de aparelhos que não precisam estar em operação 24 horas por dia, como computadores, televisores, aparelhos de som e similares, em um filtro de linha de qualidade que tenha um interruptor. Basta desligá-lo para desconectar cada aparelho e, no final do mês, sua conta ficará um pouco mais leve.
Geladeiras e freezers: não há necessidade de mantê-los em temperaturas muito baixas. De fato, quando existe uma grande amplitude térmica com o exterior, esses aparelhos têm de trabalhar mais para alcançar e manter as temperaturas definidas. Melhor levantar um pouco a temperatura.
Parece bobagem, mas atenções como essas, quando se tornam hábitos, podem fazer a diferença.