Estratégias para economizar: dicas para gastar menos, das contas às compras
Economizar é cada vez mais uma necessidade fundamental. Você nem sempre consegue perfeitamente, mas tentar certamente leva a resultados. E muito também depende das escolhas que você faz.
Pensamos, com demasiada frequência, que ter pequenos truques diários não muda muito na gestão do orçamento familiar e da economia doméstica. Esse não é o caso. Cada pequeno gesto, quando se trata de economia, pode mudar alguma coisa, para melhor ou para pior. E isso acontece especialmente se todos os pequenos gestos se somarem.
Nesse sentido, elaboramos um pequeno manual de dicas e truques, aparentemente triviais, mas muito úteis e eficazes. Continuando a leitura, você entenderá melhor do que estamos falando.
A primeira fonte de consumo em casa, sendo um dos recursos que mais utilizamos, é sem dúvida a eletricidade. Economizar com isso, tomando alguns cuidados diários, certamente será positivo. Não há muitas coisas a serem observadas, mas elas podem fazer a diferença:
- Escolha lâmpadas econômicas (as de LED são as mais recomendadas).
- Acenda a luz o menos possível durante o dia, especialmente durante as horas em que você pode aproveitar ao máximo o sol.
- Evite deixar aparelhos e carregadores que você não está usando com o plugue conectado à fonte de alimentação.
- Estude os intervalos de tempo em que va energia custa menos e escolha aqueles para fazer as máquinas de lavar, secadoras e lava-louças.
- Não deixe sua televisão ou outros dispositivos em standby.
O gás é outro recurso muito importante que exploramos e pelo qual pagamos caro. Para tentar economizar em seus custos:
- Preste muita atenção à caldeira, certificando-se de fazer sempre uma boa manutenção e que esteja nas condições necessárias para trabalhar evitando desperdícios desnecessários. Se você não tiver o conhecimento certo para cuidar disso, um encanador de confiança obviamente poderá lhe dar o conselho certo.
- Preste atenção também na água quente, evitando usar demais quando não for necessário.
- Quanto ao aquecimento, tente ligar os radiadores apenas nas horas mais frias. Ao tentar aquecer a casa com luz solar direta, você economizará muito no gás. E, em qualquer caso, sempre que os ligar, se certifique de que os quartos estejam bem isolados e que não haja dispersão. Você pode fazer isso fechando adequadamente as portas das varandas e janelas e todas as portas pelas quais os quartos estão se comunicando.
- Comparado ao uso de gás na cozinha, além de preferir chaleiras elétricas ao fogão para aquecer a água, podemos adotar a estratégia de “cozinhar passivamente”. Basicamente, trata-se de usar o mínimo possível de gás para cozinhar, aproveitando o calor que resta depois que o fogão é desligado. Para cozinhar macarrão, por exemplo, ferva a água com a tampa fechada, jogue o macarrão e cozinhe por alguns minutos no fogão sem tampa. Em seguida, desligue o fogo e continue a cozinhar o macarrão em água fervente com a tampa fechada, esperando alguns minutos a mais do que o tempo de cozimento tradicional.
Para reduzir os custos da água é aconselhável, também neste caso, reduzir o desperdício. Então:
- Prefira os chuveiros às banheiras e sempre desligue a água enquanto se ensaboa.
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Parece nada, mas é muito importante.
- Procure coletar o excesso de água para não desperdiçá-la, por exemplo, quando você abre a torneira esperando que a água fique quente. A água coletada pode ser usada, entre outras coisas, para limpar ou regar as plantas.
E chegamos nas compras. Mesmo neste caso, alguns pequenos truques inteligentes só podem melhorar a situação de suas finanças. Portanto:
- Evite ir ao supermercado sem uma ideia clara do que deve comprar e do orçamento que tem para gastar. Procure sempre fazer uma lista primeiro, levando em consideração, detalhadamente, tudo o que você vai precisar durante a semana. Você também pode se ajudar fazendo um cardápio, assim a lista ficará mais fácil para você.
- Para cuidados pessoais e domésticos, opte por pacotes de conveniência, recargas, produtos de limpeza multiuso e produtos reutilizáveis, em vez de descartáveis.
- Compre frutas e legumes da estação. Será bom para sua carteira, para o meio ambiente e para a sua saúde.
- Desconfie de marcas grandes, com muita publicidade e, portanto, mais caras.
Quais dessas estratégias você já utiliza?