Plantas de interior: 7 erros a evitar no cultivo para mantê-las saudáveis
Existem inúmeras plantas de casa, ou seja, aquelas que podem ser facilmente cultivadas em vasos em nossas casas ou em nossos terraços. Existem inúmeras espécies e variedades, algumas mais difundidas que outras, que se distinguem principalmente pela facilidade de cultivo. Na verdade, nem todas as plantas têm as mesmas necessidades e acreditar que todas precisam das mesmas quantidades de água e luz e o mesmo posicionamento é um erro que muitos cometem.
Como fazer então para evitar que nossas plantas de casa comecem a murchar antes do tempo? Simplesmente, preste atenção a estes 7 pequenos erros nos quais os jardineiros inexperientes correm o risco de cair.
via Guidagiardino
1. Terra para vasos
Em primeiro lugar, é importante se certificar de que a qualidade do solo para vasos é adequada para as espécies que você está cultivando. De fato, algumas plantas precisam de mais drenagem do que outras e diferentes micronutrientes; por isso é fundamental se informar sobre o substrato mais adequado para a planta que escolheu na fase de compra.
2. Água
O segundo erro mais comum é na rega. Uma planta suculenta não precisa de tanta água quanto uma palmeira, por exemplo, e muitas vezes acontece de você regá-la demais. Ao contrário da crença popular, muito pouco é melhor do que muito, pois muita água pode danificar a planta de várias maneiras. As plantas domésticas geralmente precisam de rega semanal, mas é sempre uma boa ideia se certificar disso primeiro.
3. Luz
A luz também é um fator fundamental no cultivo: algumas plantas precisam de muita luz direta, enquanto outras, como as orquídeas por exemplo, precisam de muita luz, mas desde que seja indireta. Depois, há plantas como Sanseveria ou Photos que prosperam mesmo em locais mais sombreados e são as mais adequadas para o cultivo em apartamentos onde a luz natural é escassa. Avalie a iluminação da sua casa antes de decidir quais espécies cultivar.
4. Movimentos
Mudar a posição de uma planta que cresce abundantemente é outro erro a evitar. O local de destino pode, de fato, não ser tão adequado como o de partida, levando à quebra do seu equilíbrio natural e consequente definhamento. Só mude a posição de suas plantas quando perceber que elas não estão em condições ideais, caso contrário, tente deixá-las onde estão.
5. Fontes de calor
Ao comprar plantas tropicais, é fácil cometer o erro de pensar que elas precisam de temperaturas muito altas. No entanto, evite colocá-las perto de radiadores ou outras fontes de calor. Na verdade, essas plantas não gostam de mudanças bruscas de temperatura, portanto, uma temperatura mais baixa é melhor do que posicionar perto de um radiador.
6. Transferências
Lembre-se que as plantas precisam do espaço certo. Portanto, preste atenção ao seu crescimento e transplante-a de vez em quando, especialmente quando você a cultiva há anos. Preste atenção também ao vaso: é hora do transplante quando você perceber que ele não consegue conter as raízes o suficiente.
7. Negligenciar as necessidades
Por fim, lembre-se de que as plantas precisam de cuidados e, portanto, suas necessidades devem ser sempre levadas em consideração e evite negligenciá-las por muito tempo. Verifique-as regularmente, retire folhas secas, galhos velhos, transfira-as na hora e não se esqueça de regar: você verá que as plantas retribuirão seus esforços com muita satisfação.
Você está pronto para escolher sua planta de casa?