Toalhas do banheiro: com que frequência devem ser lavadas?
Nós as usamos todos os dias, para nos secarmos quando lavamos o rosto, o cabelo e o corpo, e na maioria dos casos as penduramos novamente no gancho do banheiro, a menos que tenham ficado um pouco sujas demais e, portanto, seja urgente lavá-las. Estamos falando das toalhas, de qualquer tecido ou material de que sejam feitas. São acessórios essenciais em casa e para o cuidado pessoal, mas talvez a gente não perceba que, sem a manutenção necessária, correm o risco de comprometer a higiene pessoal.
Lavá-las em intervalos regulares, mas também limpá-las da maneira correta e armazená-las nos locais mais adequados, são de fato todos os cuidados que garantem toalhas em ótimas condições. Continue a ler para saber mais.
Creativo
Com que frequência você precisa lavá-las?
As escolas de pensamento são diferentes: vão desde aqueles que as mantêm mesmo por semanas no banheiro, até aqueles que as trocam após cada uso ou um pouco mais. A ideia básica, no primeiro caso, é que se as usarmos para secar a umidade do corpo limpo, elas podem não ficar muito sujas. Infelizmente isso está errado. Toda vez que molhamos a toalha com a água que sobra na pele ou no cabelo, que encharca as fibras do tecido, já cria as condições de umidade que favorecem a proliferação de bactérias e até de mofo (principalmente se a toalha ficar úmida em cantos não bem ventilados). Mas, na realidade, ao esfregar ou enxugar a toalha em nós, também deixamos pele morta, sebo, cabelo, suor, etc. entre as fibras. Tudo isso não pode ficar muito tempo nas toalhas deixadas no banheiro ou pela casa.
O meio termo entre os dois extremos mencionados acima, portanto, seria lavar as toalhas que usamos para o corpo a cada três ou quatro usos. Somente se houver alguém em casa que esteja doente no momento, ou quando se secar após um suor intenso, ou quando a toalha sair visivelmente suja desde o primeiro uso, é melhor não esperar e colocar na máquina de lavar imediatamente.
Para as toalhas que usamos para as mãos, por outro lado, é melhor colocá-las para lavar a cada dois dias.
Os riscos: quando você esfrega o corpo com uma toalha que está cheia de sujeira e bactérias invisíveis, corre o risco de causar acne na pele e, às vezes, até infecções.
Resumindo, quando você não se lembrar mais da última vez que colocou a toalha na máquina de lavar, ou sempre que perceber que elas exalam um leve cheiro de umidade e mofo, é hora de carregá-las no tambor e iniciar a lavagem.
Faça isso sempre sem exagerar nos detergentes e sobretudo amaciantes, que se acumulam entre as fibras e pioram as coisas; e quando se trata de guardá-las no banheiro, evite mantê-las muito perto do chuveiro ou banheira (melhor ainda longe do vaso sanitário) se possível, principalmente se o banheiro for pequeno, sem janelas ou com pouca luz e ventilação. Nesses casos é bom guardar apenas toalhas de mão, e as para o corpo deixe-as em outro cômodo onde não fiquem constantemente úmidas entre os usos.