Luzes no teto rebaixado: 11 ideias para se inspirar e decorar com estilo
Todos sabemos que a iluminação adequada é parte integrante de uma decoração de sucesso. Isso não significa apenas encontrar lâmpadas e lustres bonitos, com um design que combine perfeitamente com o resto da sala, mas também posicionar os pontos de luz de forma que cada ambiente seja iluminado de maneira útil, confortável e elegante.
Assim, em vez de uma ou duas fontes de luz como se fazia antigamente, talvez um lustre e um abajur de chão ou de mesa, já há algum tempo foram adicionados tetos rebaixados que abrigam focos de luz posicionados em locais estratégicos, até para serem acesos em seções e não necessariamente todos juntos. E você pode fazer ainda mais, com luzes LED ocultas que desenham formas luminosas no teto e nas paredes. Confira as ideias abaixo.
Focos nas laterais, para iluminar as paredes por cima e depois uma moldura luminosa ao centro, criada pela inserção de LEDs escondidos exatamente na parte do teto que desce mais perimetralmente. É a solução padrão que sempre funciona.
Às vezes, o teto rebaixado é projetado para que uma faixa central desça, e então a luz irradia para os lados. Ao manter a fonte de luz escondida, o efeito é difuso e muito elegante.
Outra ideia: em vez de colocar as luzes no teto rebaixado, fixe-as nos elementos de madeira que o decoram. Pode ser uma grande tábua de centro…
... Ou mais tábuas agarradas ao próprio teto!
Os tetos rebaixados são geralmente feitos de gesso cartonado: são leves, e você pode se deliciar com mil formas, mesmo em alturas diferentes, para decorar o teto de cada cômodo.
Os designs mais modernos e apreciados, então, usam a luz como se fosse um desenho: assim o feixe de luz pode passar por fendas artisticamente criadas.
As formas geométricas puras são muito populares neste tipo de design de interiores.
A ideia de desenhar formas de luz no teto também pode dizer respeito apenas a uma parte do mesmo, usando métodos diferentes para o resto da superfície.
Os círculos elevados no teto adicionam um elemento visualmente calmante, perfeito na sala de estar, mas também no quarto ou no banheiro.
Essas soluções de iluminação também ficam lindas em passagens, como corredores estreitos e longos que imediatamente se tornam mais interessantes.
Outra opção verdadeiramente cenográfica a considerar: as lâminas de luz que descem em ângulo nas paredes desde o teto. Realmente incrível.
Qual ideia você mais gosta?