Cultivo de orquídeas: deixe-as saudáveis, fortes e bonitas com estes dois métodos
As orquídeas estão entre as plantas mais fascinantes para cultivar: com suas flores maravilhosas, elas sempre nos dão um pouco de alegria com suas cores muito vivas. No entanto, seu cultivo nem sempre é tão fácil quanto parece. As orquídeas são plantas bastante exigentes em termos de condições de luz e humidade e se forem cultivadas no local errado demoram pouquíssimos dias a murchar. Uma vez encontrado o local certo, no entanto, elas podem nos dar uma grande satisfação, pois são plantas que se dão muito bem mesmo sozinhas.
Entre as técnicas para o seu cultivo, destacam-se duas que nos permitem ter plantas robustas e luxuriantes e florações espetaculares. Vamos descobri-las juntos.
1. Água de alho
Pode parecer uma lenda urbana, mas as propriedades do alho são amplamente documentadas e confirmadas pela ciência. Preparar água com alho permitirá proteger suas plantas de parasitas como pulgões, ácaros e mariposas, mas também de fungos, o que impedirá a propagação de esporos. Mas não só. De fato, vários estudos confirmaram que o alto teor de enxofre, responsável pelo cheiro do alho, e outros elementos como nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio e manganês têm efeitos benéficos no crescimento das plantas. Um estudo em particular encontrou inúmeros benefícios para a saúde das raízes.
Você pode fazer água de alho para usar como pesticida usando estes ingredientes:
- um dente de alho
- uma colher de óleo, de preferência mineral
- detergente líquido
- água
Comece esmagando o dente de alho e deixando-o imerso no óleo por 1-2 dias. Filtre, adicione uma colher de chá de detergente e meio litro de água. A solução assim obtida pode ser armazenada em um borrifador e pulverizada diretamente nas plantas. Se as folhas ficarem amarelas a partir do dia seguinte, significa que é necessário diluir ainda mais com água. Essa receita básica deve ser adaptada às plantas, cuja sensibilidade ao produto é subjetiva. É melhor usar a água apenas como pesticida ocasional do que como fertilizante regular, porque o uso excessivo pode retardar o crescimento.
2. Água
Little Garden and More/YouTube
Outra forma de fazer as orquídeas florescerem é adotar o cultivo na água. Você pode fazer isso retirando as orquídeas do solo e limpando bem suas raízes. Em seguida, coloque-as em um vaso de vidro e encha-o com água até tocarem nas raízes mais baixas. Quando a orquídea estiver recuperada, ela estará pronta para ser replantada. Você também pode optar por continuar o cultivo com o método de hidrocultura. Neste caso você terá que plantar sua orquídea em um vaso transparente com argila expandida, depois inserir o vaso em um maior que irá encher com água até tocar o fundo do vaso menor. Simplesmente complete a água quando ela cair abaixo desse nível para garantir o crescimento saudável de suas orquídeas. A água será absorvida pelas raízes por capilaridade e a evaporação do vaso garantirá o nível de umidade adequado para a planta.
Você está pronto para colocar suas luvas de jardim?