É de boa qualidade ou não? Saiba como reconhecer os detalhes que fazem a diferença nas roupas
Ao fazer compras, todos tentamos comprar roupas bonitas, de qualidade e com o melhor preço possível. Mas às vezes a busca por uma barganha a todo custo pode nos reservar surpresas desagradáveis. Ou pode acontecer de você querer comprar em uma loja que não conhece, roupas de marcas que não conhece e quer entender se vale ou não a pena desembolsar uma determinada quantia.
Muitas vezes percebemos imediatamente a qualidade de uma peça de roupa: o tipo de tecido, o corte e mil outros detalhes que fazem a diferença podem chamar a atenção de qualquer pessoa. Outras vezes, porém, é preciso ter um pouco de experiência, ou melhor, saber onde procurar para julgar bem o acabamento de uma peça. Aqui estão alguns detalhes que vale a pena conferir.
Creativo
A costura que une as partes impressas. Não é uma regra inflexível, mas geralmente as roupas de luxo são montadas de forma que as costuras fiquem invisíveis. Isso não significa apenas que devem ser feitas de forma a não sobressair, com fios soltos e afins, mas também que a estampa no tecido se encaixe perfeitamente, como se não houvesse interrupções de nenhum tipo. Fazer isso significa perder mais tempo e cortar partes do tecido, resultando em custos mais altos, mas também em um acabamento respeitável.
O tecido: pelo tato podemos perceber facilmente se o tecido é natural ou sintético, e qual o seu nível. Mas também pode ajudar esfregar apenas duas bordas da roupa, para ver se elas produzem uma espécie de penugem na superfície. Nesse caso, é certo que a peça perderá o aspecto em poucas lavagens.
O cheiro: às vezes algumas roupas têm um cheiro desagradável, que faz pensar em um plástico fedorento. Pode ser devido aos desinfetantes usados nos armazéns, que também ajudam a prevenir mofo ou outros problemas. A boa notícia é que você só precisa lavar a roupa algumas vezes para nunca mais sentir o cheiro desagradável.
Zíperes: os das roupas de alta qualidade são quase invisíveis, por isso não dá para ver os dentes ou o cursor, que ficam cobertos pelas duas abas do tecido. Mesmo que fossem visíveis, dificilmente criam laços muito óbvios e certamente são costurados com precisão, sem assimetrias.
A tintura: algumas tinturas de tecidos, se forem de má qualidade, sairão após as primeiras lavagens. Às vezes, você pode saber se é isso que lhe espera esfregando um lenço branco na roupa: se ficar colorido, também ocorrerá na lavagem.
As costuras ao longo da roupa às vezes não são simétricas. No sentido de que, principalmente com certas calças, você pode ver que elas "viram" na perna ao descer. Isso não acontece com roupas cuidadosamente confeccionadas, então é sinal de um trabalho feito superficialmente. Visualmente não é muito e, acima de tudo, pode ser evidente quando a roupa é usada, que não cai como deveria.
Em quais detalhes você presta atenção ao comprar roupas?