Caixas de presente ecológicas: 10 ideias para inspirar você a evitar o desperdício desnecessário no Natal
Como todos os anos, a época natalícia é sempre aquela em que se fazem algumas compras a mais, sobretudo para dar presentes aos amigos e familiares durante as festas. Mesmo quando se trata de lembrancinhas, a tradição manda que sejam sempre apresentadas de forma cuidadosa, com papel de embrulho, envelopes ou caixinhas conforme a situação. Às vezes as embalagens são tão bonitas e elaboradas que quase dói abri-las ou se desfazer delas. Mas nem sempre se trata de objetos e materiais que podemos de fato reaproveitar, e mesmo quando se trata de um simples papel de embrulho, ainda é um tipo de material que é produzido em grande quantidade e feito com pigmentos e acabamentos que não são exatamente biodegradáveis. Resumindo, muito desperdício para algo que muitas vezes acaba no lixo.
Com um pouco de criatividade, porém, o problema pode ser contornado, adquirindo alternativas mais ecológicas e prontas para uso, ou melhor ainda, recicladas, na hora certa, e sem comprometer a aparência do presente. Confira as ideias abaixo.
Os jornais são um excelente recurso, para quem os compra com frequência. De fato, se ao lê-los não os danificar muito com várias dobras, são perfeitos para embrulhar presentes tal como o papel decorado. E então tudo que você precisa é de barbante e galhos para decorar o pacote.
Papel reciclado: aquele marrom para encomendas costuma ser, mas se por acaso você fizer compras em um mercado e estes estiverem embrulhados com folhas de papel branco que não ficam muito manchadas ou danificadas, também são excelentes para guardar.
À primeira vista, o papel monocromático pode parecer menos atraente do que as belas estampas dos papéis de embrulho, principalmente os de Natal, mas também é verdade que pode se tornar o fundo perfeito para decorar com galhos, bagas, folhas e muitos outros elementos naturais, até mesmo especiarias ou frutas secas fatiadas.
Caso você tenha restos de lã, pode usá-los no lugar de fitas ou barbantes, fazendo até mesmo pompons artesanais que são ainda mais fofos do que lacinhos descartáveis.
Já pensou na ideia de pintar os laços?
Entre os materiais que podem ser utilizados para embrulhar estão também tecidos crus com toque rústico como a juta e telas de diversas fibras naturais.
Para uma garrafa cara, você pode reciclar um suéter ou lenço velho que agora não é usado ou está estragado em alguns lugares. Quem receber a garrafa terá o vaso pronto para uma decoração de inverno assim que o vinho for consumido!
Uma lição do Oriente: embrulhar pacotes em retalhos de tecido, que cada um reaproveita como quiser. Podem até ser lenços!
Para um presentinho você pode usar os tubos de papelão de rolos de papel higiênico embrulhados em papel reciclável, como balas.
E se o presente é importante, porque não embalar, ou comprar, um belo saco de pano que o destinatário pode reutilizar de mil maneiras?
Basta preparar com um pouco de antecedência com os materiais certos, e você evita muito desperdício desnecessário até no Natal!