Acessórios ecológicos para higiene pessoal e limpeza da casa: 5 peças para experimentar
Nem sempre nos damos conta do enorme desperdício de recursos que se perpetua cada vez que compramos, usamos e jogamos fora tantos acessórios de uso diário, sobretudo os de higiene pessoal ou de limpeza da casa. Na verdade, usamos uma infinidade de ferramentas feitas de plástico muitas vezes não reciclável e vendidas em embalagens decididamente não biodegradáveis. Todos esses são fatores que contribuem para poluir o nosso ecossistema todos os dias, e considerando que são comportamentos comuns a todos nós, tentar reduzir esse tipo de impacto sempre que possível significa dar uma mão ao meio ambiente.
Portanto, a seguir, indicamos alguns tipos de produtos do dia a dia feitos com materiais sustentáveis, que você pode considerar começar a usar regularmente em vez de alternativas descartáveis ou, em todo caso, mais poluentes.
Cotonetes: tanto as pontas do algodão quanto a haste de plástico dos cotonetes tradicionais são agora um exemplo de produção em massa que agride o meio ambiente. No entanto, existem alternativas que podem ser reutilizadas muitas vezes, em silicone, que podem ser lavadas com cuidado para garantir sempre a higiene adequada.
Sabonetes sólidos: do gel de banho, passando pelo esfoliante, pelo sabonete para as mãos e até xampu, até a higiene íntima pode ser garantida com produtos que dispensam embalagens plásticas descartáveis. Entre outras coisas, são opções muito convenientes mesmo em caso de viagens, reduzem o desperdício de produtos a cada uso, e agora existem muitos tipos diferentes para todos os gostos. Vale a pena tentar, pois também se tornam uma oportunidade de economizar dinheiro no final.
Higiene bucal: entre as maiores causas de poluição em massa estão as escovas de dentes de plástico que todos nós usamos desde sempre. Ainda mais porque devem ser trocadas com frequência. Hoje em dia, porém, é fácil obter alternativas de madeira, geralmente de bambu, que são muito mais ecológicas. E isso vale até para o fio dental!
Discos de algodão: no caso dos discos para cuidados com a pele do rosto (talvez não o algodão usado para curativos), a alternativa green mais confortável são aqueles que podem ser lavados e reutilizados inúmeras vezes. Muitas vezes também são feitos de bambu e são vendidos com saquinhos especiais para lavá-los sem perdê-los na máquina de lavar. Fora isso, também existem muitos tutoriais para fazer com as próprias mãos usando retalhos de tecido e toalhas velhas.
O importante é sempre lembrar de lavá-los regularmente.
Esponjas e panos para limpar a casa: alternativas ecológicas também existem neste setor. São esponjas vegetais, que inclusive possuem um lado abrasivo feito principalmente com fibra de coco. Totalmente biodegradáveis, podem ser jogadas no lixo sem pensar muito.
Em suma, a ideia é dar sempre preferência a materiais de origem natural, produzidos de forma sustentável e o mais reaproveitáveis possível, de forma a evitar desperdícios e amortizar custos. Você já usa alguma dessas alternativas?