Descubra como fazer literalmente desaparecer as embalagens de poliestireno biodegradáveis ​

por Roberta Freitas

14 Dezembro 2022

Descubra como fazer literalmente desaparecer as embalagens de poliestireno biodegradáveis ​

Em um mundo onde as entregas à domicílio de qualquer produto são a norma para quase todos nós, a quantidade de embalagens que se usam todos os dias é verdadeiramente enorme. Isso significa que toneladas de papelão, papel, plástico e isopor (para citar apenas alguns materiais) são usadas e depois jogadas fora o tempo todo. Gerenciar o descarte de plástico é um assunto delicado, como - se não mais - no caso do poliestireno sintético. Quantas vezes, dentro de uma caixa, encontramos as lascas brancas que guardam o conteúdo da embalagem? Depois de removidas, devem ser descartadas no lixo e geralmente são materiais muito difíceis de descartar.

Há algum tempo, no entanto, muitas empresas em todo o mundo produzem poliestireno biodegradável, que se decompõem em um tempo muito curto, sem gerar resíduos difíceis de gerenciar. E você pode saber facilmente se a embalagem que chegou em sua casa pertence a essa categoria.

via @everything_tidy/TikTok

@everything_tidy/TikTok

@everything_tidy/TikTok

Como você pode ver no vídeo TikTok da conta @everything_tidy, pedaços de isopor verdadeiramente biodegradáveis ​​se dissolvem na água. Isso ocorre porque geralmente são feitos de amido de milho, por isso conseguem ter as mesmas características dos feitos de material sintético, e parecem uma espuma expandida que absorve choques, mas quando você os joga fora, eles não deixam rastros.

Para saber se a embalagem que chegou em casa é desse tipo, basta pegar um pedaço de poliestireno e segurá-lo em um pouco de água corrente: se derreter, você também pode fazer o mesmo com todo o resto em um instante.

Coloque tudo na pia, ou mesmo em uma bacia grande, despeje nela os pedaços de isopor e ligue a água corrente e, usando uma concha ou espátula, mexa para dissolver toda a embalagem mais rapidamente. Você vai ver que se dissolve na água e desaparece. No final, bastará enxaguar bem a pia ou a bacia, e será como se nunca tivesse havido nada dentro delas.

Além disso, por se tratar de materiais de origem vegetal, as substâncias liberadas na água que escorre pelo ralo nem serão nocivas ao meio ambiente! Um pequeno grande passo para cuidar do planeta, não acham?