A tinta descasca das paredes logo depois que você termina de pintar? Saiba o que fazer para evitar que isso aconteça
Pintar as paredes é um dos trabalhos de bricolage mais comuns e o mais eficaz para transformar radicalmente a aparência de suas casas. Uma demão de tinta nas paredes, mesmo que apenas em partes delas, realmente faz maravilhas para dar um ar mais refinado, moderno e acolhedor a qualquer ambiente sem necessariamente ter que embarcar em reformas caras ou trocas caras de móveis e estofados. Assim, muitas vezes nos organizamos para cuidar da pintura de um cômodo da casa em alguns finais de semana.
A preparação, porém, não se limita apenas à escolha da tinta e à compra dos pincéis e rolos necessários. Aliás, é preciso saber fazer o trabalho da melhor forma para evitar imperfeições ou, como acontece em um vídeo do TikTok, ver a tinta a sair da parede sem o menor esforço.
A conta @everything_tidy mostra o resultado desastroso de muitas horas de trabalho: no vídeo vemos como a mulher consegue beliscar uma camada de tinta, aparentemente homogênea e bem espalhada, e afastá-la da parede como se fosse uma película de plástico. Parece feito de propósito, mas é apenas o resultado de um trabalho mal preparado.
Por mais cuidadosa que seja a aplicação da tinta, na verdade, é sempre necessário fazê-lo após uma cuidadosa fase de preparação da superfície. Dependendo do tipo de material que reveste a parede, bem como de eventuais trabalhos de restauro a fazer na mesma, de fato, há uma série de passos e produtos a serem utilizados e só depois de os acabar é que se passa à coloração da parede.
1. Antes de tudo é preciso limpar e lavar a superfície: aspirador de pó e panos aspiradores para retirar os detritos, e se necessário lavar também com panos, depois esperar que tudo esteja perfeitamente seco antes de prosseguir. Se notar rachaduras a serem restauradas com massa corrida, após aplicá-la será necessário alisar a superfície e tirar o pó novamente. Quanto mais lisa e limpa a parede, melhor os vários produtos irão aderir.
2. Passamos então a aplicar uma demão (ou mais) de primer, portanto um produto básico. Eles são diferentes dependendo do tipo de parede e do tipo de tinta que você escolher para decorar.
3. Só depois de aplicado o primer e que estiver completamente seco é que se pode começar a pintar com a cor escolhida.
Por fim, é utilizado um produto de acabamento, embora nem sempre seja necessário.
Resumindo, uma preparação adequada da parede evitará ter uma surpresa como a do vídeo!