Erros comuns na cozinha: saiba quais é melhor evitar
Quando mexemos na cozinha, costumamos recorrer a toda uma série de gestos e hábitos aprendidos ao longo do tempo, ações às quais nos acostumamos sem nunca nos perguntarmos se existe uma maneira melhor e mais correta de realizar. Às vezes, as alternativas dizem respeito apenas a uma maior eficiência, mas não afetam tanto o sucesso do prato. Outras vezes, no entanto, seria melhor usar algum truque do ofício para obter resultados ainda melhores. Mas também há gestos que devemos lembrar para evitar cometer erros comuns que colocam em risco a higiene das preparações.
Abaixo indicamos alguns cuidados que podem fazer a diferença na cozinha.
Todos nós sabemos que precisamos enxaguar bem os vegetais antes de cozinhá-los ou temperá-los, mas nem todos sabem que simplesmente passar água da torneira sobre eles muitas vezes não é suficiente. Portanto, se não se trata de salada ou vegetais folhosos que podemos lavar bem com uma centrífuga, é preciso usar as mãos e, em alguns casos, até algumas escovas, para ter certeza de que esses movimentos mecânicos mais específicos são capazes de realmente limpe os vegetais de todas as substâncias potencialmente nocivas usadas em seu cultivo e armazenamento.
Descongelar alimentos: muitas pessoas o fazem simplesmente retirando os alimentos do freezer e deixando-os descongelar em temperatura ambiente. Mesmo quando estão bem tampados, essa prática não é recomendada: é melhor mantê-los protegidos, mas dentro da geladeira. Vai demorar um pouco mais, mas o risco de contaminar os alimentos cai drasticamente.
Quando tivermos que inserir frutas desidratadas em preparações, principalmente em doces, nunca devemos esquecer de colocá-las na água por alguns minutos ou mais, até que hidrate o suficiente, ficando mais macia e aumentando um pouco de volume. Depois seque com papel absorvente ou panos de prato limpos e pode ser inserido na massa. Assim, o sabor e a textura serão muito melhores.
E de novo carne: quando é preciso mariná-la, deixando-a assim a temperar com vários condimentos consoante os preparativos, é sempre bom não o fazer por muito tempo. Recomenda-se não ultrapassar 20 minutos, geralmente, pois a partir daí os ingredientes ácidos frequentemente encontrados em marinadas (limão, vinagre e afins) acabam estragando a textura da carne ao invés de deixá-la mais macia. E se quiser adicionar temperos antes de dourar ou selar os pedaços de carne em uma panela, então é melhor polvilhar primeiro na carne, esperar 15 ou 20 minutos no máximo (enxugar o excesso de umidade que sai com absorvente papel) e depois passar à cozedura : desta forma os temperos não ficarão demasiado húmidos com os sucos da cozedura e o sabor será mais intenso.
Se depois precisar bater a carne, geralmente em fatias, faça-o sempre cobrindo-as com uma folha de papel manteiga ou papel alimentar limpo, para que os utensílios não fiquem em contato com a própria carne.
E aí, só falta saborear o produto de tanto esforço!