5 detalhes para prestar atenção na cozinha para não deixá-la com aspecto desleixado

por Roberta Freitas

02 Dezembro 2022

5 detalhes para prestar atenção na cozinha para não deixá-la com aspecto desleixado

A cozinha é uma das áreas mais movimentadas da casa, principalmente para quem adora passar o tempo cozinhando. Quanto mais cozinhamos, mais nos rodeamos de toda uma série de acessórios e utensílios para utilizar nas diversas preparações, e muitas vezes temos algumas categorias favoritas das quais não podemos fugir. E muitos têm o hábito, nada errado, de continuar usando os objetos aos quais se acostumam pelo maior tempo possível, ou melhor, até que eles realmente se quebrem.

Do ponto de vista do combate ao desperdício é sempre um esforço louvável, mas há casos em que é um pouco contraproducente em termos de higiene. E aí muitas vezes os utensílios já desgastados são os que, no seu conjunto, chamam a atenção como detalhes que deixam a cozinha um tanto desalinhada. Listamos alguns deles a seguir.

southernbenz/Reddit

southernbenz/Reddit

Tábuas de cortar: é verdade que é sempre uma pena jogar fora algo que ainda pode ser usado, mas no caso das tábuas de cortar, quando ficam muito marcadas por cortes e arranhões, é hora de dizer adeus. Isso porque fica praticamente impossível lavá-las e higienizá-las adequadamente, mesmo que você sempre use os remédios certos. Além disso, aquelas de madeira (mas também de silicone) nunca devem ser usadas ​​com nada além de vegetais e frutas, enquanto aquelas de metal são recomendadas para carne, peixe e queijo.

ExploringSFDC/Reddit

ExploringSFDC/Reddit

Quando o revestimento antiaderente está arranhado ou - pior ainda - descascando, as panelas e frigideiras precisam ser substituídas porque são prejudiciais à saúde. No caso das de ferro fundido, por outro lado, muitas vezes é possível recriar a camada protetora com vários métodos, que também podem ser feitos em casa. Porém, é preciso sempre ter muito cuidado para fazer da forma correta, para evitar problemas de saúde posteriormente.

fserv11/Reddit

fserv11/Reddit

Um argumento semelhante é feito para conchas, colheres e espátulas de cozinha. Tradicionalmente, aquelas de madeira estão em todas as casas, mas agora sabemos que as fibras de madeira não são fáceis de manter realmente limpas, especialmente se você usar a mesma concha para todos os preparos. Materiais sintéticos como silicone e teflon são considerados mais seguros. Quando arranhões e talvez até alguma deformação devido ao calor abundam, é hora de substituir tudo por novos modelos.

gtownisok/Reddit

gtownisok/Reddit

Canecas de metal esmaltado: têm um charme vintage atemporal, e de vez em quando voltam à moda. Mas quando o esmalte falha, os problemas começam. Se o problema for apenas do lado de fora, elas parecerão velhas e simplesmente darão à cozinha uma aparência de velha. Mas mesmo que dentro haja porções sem esmalte, é preciso repará-las, para não deixar que o alimento entre em contato com o metal embaixo. Existem também kits de reparação, mas tenha sempre o cuidado de utilizar tintas e materiais próprios para uso alimentar.

Benchinapark/Reddit

Benchinapark/Reddit

Bloco de facas: se você usa muitas facas de cozinha, precisa de um bloco de facas para mantê-las em ordem. Mas também é verdade que, por vezes, algumas daquelas que fazem parte dos conjuntos quase nunca são usadas. Assim, se torna mais útil e ordenado se limitar a manter apenas aquelas que realmente usamos com frequência. Para as imprescindíveis, então, dizem que o bloco tradicional, ou o bloco de madeira com os entalhes para inseri-los, é o mais indicado: mas se sujam facilmente e é difícil de limpar, e depois nos entalhes onde as lâminas são inseridas acabam caindo poeira, migalhas e sujeira, sem considerar que muitas vezes a umidade ali retida cria mofo. Melhor então optar pelas soluções mais modernas, como bandas magnéticas e outros modelos semelhantes.

Que outros detalhes, na sua opinião, podem fazer com que uma cozinha pareça menos cuidada?