Decluttering é "criar espaço": 10 coisas das quais você não consegue se livrar, mesmo que sejam inúteis
Decluttering é uma prática cada vez mais difundida que está ganhando forma e dimensões de uma verdadeira filosofia de vida. Consiste essencialmente em se livrar do supérfluo para ter mais ordem e espaço na casa e se sentir melhor com o ambiente e consigo mesmo.
Livrar-se do que não é necessário, além de trazer claros benefícios práticos e organizacionais, parece ser muito bom para a cabeça, pois abre a mente para novas possibilidades, dando uma sensação de tranquilidade. No entanto, nem sempre se está muito predisposto a fazer esse trabalho de forma fácil e serena. Para algumas pessoas, se livrar de certos objetos é realmente uma façanha, tanto por questões relacionadas a memórias e emoções, quanto porque, simplesmente, ter aquele objeto é tranquilizador. Deve ter acontecido com alguém de não conseguir se livrar de alguma coisa.
Mostramos a você, abaixo, dez categorias de coisas que muitas vezes não conseguimos nos desfazer e que, em vez disso, faríamos bem em colocar fora.
1. Meias com furos
Certamente é correto e apreciável remendá-las com um ponto quando o dano é mínimo, também por uma questão de sustentabilidade. Mas quando as meias são irrecuperáveis, é melhor jogá-las fora ou, pelo menos, transformá-las em outra coisa.
2. Bijuterias antigas
Bijuterias velhas, enegrecidas ou fora de moda são uma daquelas coisas que mais hesitamos em jogar fora, provavelmente porque nos lembram algo precioso. Mas quando é realmente impossível que voltemos a usá-las, colocar fora certamente é uma boa ideia.
3. Toalhas velhas
Toalhas muito velhas ou gastas, além de serem objetivamente feias, também acabam sendo claramente inúteis.
4. Roupa íntima não usada
Calcinhas e sutiãs disformes ou velhos demais para serem usados devem ser jogados fora imediatamente.
5. Cosméticos velhos ou vencidos
Também não há razão para guardar maquiagem e cosméticos muito velhos ou mesmo fora do prazo de validade. No entanto, muitos o fazem. A razão não é compreendida. Se você realmente quiser, é útil manter alguns frascos que podem ser reutilizados, talvez em viagens. Todo o resto é melhor jogar fora.
6. Roupas inutilizáveis
As roupas geralmente são velhas, amarrotadas, fora de moda ou até mesmo fora do tamanho. Mas você continua guardando no guarda-roupa esperando sabe-se lá o que. Certamente é uma decisão mais sábia jogar fora o irrecuperável, reaproveitar o tecido bom ou doar roupas que não servem mais e abrir espaço para o que você realmente veste.
7. Sapatos velhos ou estragados
Os sapatos são outro grande exemplo do que lutamos para nos livrar. No entanto, são raras as ocasiões em que é possível recuperá-los quando estão estragados.
8. Documentos inúteis
Sem falar nos documentos, cartas, cadernos, anotações e papéis diversos que não servem mais para nada nem para ninguém. Jogar tudo no recipiente de papel, para garantir que sejam reciclados, é certamente uma escolha mais útil e sustentável para si e para o meio ambiente.
9. Brinquedos antigos
Brinquedos antigos, embora sejam uma boa lembrança da infância dos filhos, não têm vantagem em serem guardados. Se houver bons, é preferível doá-los.
10. Dispositivos eletrônicos quebrados
E, finalmente, estamos cheios de aparelhos eletrônicos quebrados e guardados. Livrar-se deles só pode ajudar na ordem e no espaço da casa.
Quais das coisas listadas você continua guardando, independentemente de sua inutilidade?