Cacto de Natal: como propagá-lo a partir de um corte
O Cacto de Natal (Schlumbergera truncata) é uma maravilhosa suculenta de origem brasileira com floração invernal muito colorida que, por seu aspecto altamente decorativo e facilidade de cultivo, está entre as plantas mais comuns em nossas casas. Seu nome deriva da época de sua floração, que geralmente ocorre perto das festas de Natal, ajudando a animar o ambiente durante as festas. É uma planta que precisa de muita luz indireta e pouco solo, não gosta de estagnação de água e não tolera temperaturas abaixo de 10 graus, mesmo que possa ser levada para fora no verão.
E se quiséssemos mais exemplares desta maravilha para os diferentes ambientes da nossa casa? Nada poderia ser mais fácil: basta propagá-la a partir do corte! Essa operação será realizada na primavera ou em qualquer caso 1-2 meses após o final da floração. Vamos descobrir juntos os passos e caminhos possíveis.
1. Estacas na água
Para reprodução na água, obtenha estacas de 2 a 3 segmentos, uma jarra de vidro e papel de seda ou duas tiras de fita adesiva. Encha o pote com água e mergulhe nele o primeiro segmento do corte, fixando-o com papel de seda ou fita adesiva para que fique suspenso na água e não toque no fundo do pote. Deixe o recipiente em uma área bem iluminada, mas com luz indireta e espere que as raízes cresçam no comprimento igual ao corte inicial; você começará a ver as primeiras raízes em cerca de 2 semanas e elas não estarão prontas até 6/8 semanas.
Somente quando as raízes estiverem suficientemente compridas é que você pode replantar em solo drenante e cultivar seu cacto em uma área bem iluminada e quente, com irrigação apenas quando o solo estiver seco.
2. Estacas na terra
A propagação por estacas também pode ser feita diretamente no solo para vasos. Também neste caso você precisará de um corte de pelo menos 2-3 segmentos que deverá deixar secar bem. Em seguida, insira as mudas por cerca de 1 centímetro e meio em solo leve e drenante, regando pouco para evitar o apodrecimento e deixando em local bem iluminado. Nesse caso, você verá os primeiros brotos em cerca de 3 semanas. Caso o corte seja de apenas um segmento, pode-se proceder à propagação horizontal, colocando o corte espalhado no solo. Nesse caso o cuidado com a irrigação terá que ser maior, devido ao maior risco de apodrecimento.
3. Outros métodos
Empereur Day/Wikimedia Commons
A propagação do cacto de Natal também pode ser feita por sementes e por enxertia. A primeira pode ser feita comprando as sementes no viveiro ou encontrando-as em uma planta em casa, é muito difícil e demorado, enquanto o segundo pode ser feito enxertando uma porção de cacto de natal em um caule de cacto espinhoso.
Você está pronto para a reprodução?