Mofo em casa: descubra como removê-lo de forma eficaz com água oxigenada
Nas nossas casas, um dos maiores problemas a enfrentar é certamente o da humidade, que pode causar danos estruturais ao edifício mas também arruinar móveis e objetos e a saúde dos habitantes. De fato, muitas vezes a humidade anda de mãos dadas com a proliferação de bolores, que não só são responsáveis por manchas amarelas, castanhas ou pretas nas paredes, móveis e tecidos, mas também são prejudiciais para objetos, animais e seres humanos.
Mas se é possível prevenir a sua formação com as devidas precauções, pode também ser eliminado eficazmente sem precisar de grandes obras de manutenção e sobretudo evitando que volte a proliferar em pouco tempo? A resposta é sim e é possível graças a um remédio caseiro versátil: água oxigenada a 10 volumes. Vamos descobrir como juntos.
1. Tecidos
Creativo
Acontece com mais frequência do que você pensa que o mofo se forme nos tecidos, principalmente se lavados em uma máquina de lavar que não está limpa ou se você os mantém fechados por muito tempo em guarda-roupas e gavetas que nunca são abertos e arejados. O que fazer nesses casos? Antes de proceder à lavagem habitual na máquina de lavar, é aconselhável remover as manchas de bolor cobrindo-as com água oxigenada se forem roupas brancas e com vinagre branco se forem roupas coloridas e esfregando-as com um pano de microfibra.
Em vez disso, para limpar a máquina de lavar do mofo, faça uma lavagem vazia em alta temperatura com um copo de água oxigenada diretamente no tambor.
2. Móveis
Creativo
Quando os móveis apresentam problemas de mofo, é fundamental atuar na prevenção, para evitar não só a formação de mofo, mas também a sua transferência para tecidos ou objetos neles contidos. Para isso, é necessário arejar os móveis regularmente por pelo menos vinte minutos e lavá-los uma vez por mês com água oxigenada e bicarbonato. Se a umidade for alta e você quiser minimizar qualquer risco, pode deixar uma vasilha com bicarbonato de sódio dentro do armário: ele vai absorver o excesso de umidade, evitando incômodos desagradáveis.
3. Paredes e cantinhos
Creativo
O mofo nas paredes é o problema mais óbvio causado pela umidade. Se as manchas não forem extensas, você pode resolvê-las com remédios caseiros. Para manchas na parede, você pode usar um pano de microfibra umedecido com algumas gotas de água oxigenada. Esfregue-o na mancha e deixe secar, depois enxágue bem.
Nos cantos, onde as manchas ficam mais evidentes, você pode misturar bicarbonato de sódio e água oxigenada para formar uma espécie de gel. Aplique em uma escova de cerdas macias e esfregue, depois enxágue.
4. No banheiro
Creativo
O banheiro é o cômodo da casa onde se desenvolvem mais facilmente manchas de humidade e bolores, devido ao vapor de água e à sua estagnação. Para eliminar o mofo desse cômodo você pode fazer uma mistura com água oxigenada, ácido cítrico, bicarbonato e água para ser borrifada diretamente nas manchas. Deixe agir por pelo menos 15 minutos antes de escovar com uma esponja áspera e remover os resíduos.
Pegue sua esponja, escova de dentes e panos de microfibra e comece a esfregar!